07 fevereiro, 2014

APAEB Serrinha faz os primeiros cadastros para o programa P1+2/BNDES

Sr. Domingos e D.Givanilda,primeira família a ser cadastrada no P1+2|BNDES
Esperança, esta foi a palavra que marcou os primeiros dias de cadastramento para o programa P1+2/BNDES. Foi neste entusiasmo que as mais de 20 famílias receberam os animadores responsáveis pelo projeto e deram o primeiro passo para a conquista de uma tecnologia que os direcionará para uma nova convivência com o semiárido, onde será possível produzir e colher de forma sustentável e consciente.  

Os primeiros cadastros foram feitos no município de Nordestina na comunidade de Deus Dará, onde nos dias 12,13 e 14 deste mês acontece também o primeiro GAPA (Gestão de Água Para Produção de Alimentos) do projeto.
Animadores recebendo o treinamento
Antes mesmo de iniciar o processo de cadastramento foi passado para os animadores responsáveis toda a informação pertinente ao mesmo, só após isso seguiram para dá inicio a mais uma importante etapa do programa Uma Terra Duas Águas (P1+2) /BNDES.

Nestes primeiros dias foram realizados mais de 20 cadastros, entre eles estar o de D.Givanilda Santana e Senhor Domingos Brito da Silva da comunidade de Deus Dará, primeira família a ser cadastrada no programa. Durante o preenchimento do cadastro era visível à empolgação da D. Givanilda, que sonha que com a implantação de uma das tecnologias disponíveis pelo projeto possa mudar muito a vida dela e a da sua família.

'' a nossa vida vai mudar muito, no meu haver vai mudar muitas coisas, vai melhorar minha qualidade de vida porque vou produzir meu alimento, sem veneno, vou produzir minha alface, tomate, coentro, pimentão, melancia e muito mais e se Deus quiser vou ter sempre água para regar as minhas plantações independente da época do ano'', disse D. Givanilda.

Os planos do Senhor Domingos não são diferentes da D. Givanilda, ele ver a implantação dessa tecnologia como uma possível saída para se plantar com a certeza que colherá seus frutos.

'' meu plano é plantar meu próprio alimento, para que a minha família possa se alimentar com produto saudável, e até mesmo vender para ganhar um dinheiro a mais'', relatou Senhor Domingos.

O programa Uma Terra Duas Águas prevê a construção de 320 novas tecnologias sociais nos municípios de Queimadas, Nordestina e Cansanção. O projeto é uma iniciativa da ASA juntamente com o BNDES em parceria com APAEB Serrinha.