APAEB SERRINHA

A Associação dos Pequenos Agricultores Familiares do município de Serrinha (APAEB Serrinha) é uma entidade de utilidade pública municipal, sem fins lucrativos, fundada em 1993. Ao longo da sua atuação, a APAEB Serrinha vem realizando trabalhos de capacitação em assistência técnica, organização para a produção e comercialização, acesso ao crédito e implementação de experiências de convivência com o semiárido junto a agricultores familiares e jovens das comunidades rurais de Serrinha e microrregião.

O ano de nascimento da Associação dos Pequenos Agricultores Familiares de Serrinha é 1993. Sua origem está vinculada a Associação dos Agricultores do Estado da Bahia, fundada desde a década de 80. A associação tinha sede em Serrinha e sub-sedes em outros municípios, no entanto as necessidades específicas de cada contexto levaram a entidade a se municipalizar, originando as cinco APAEB’s, entre elas a APAEB Serrinha.


A APAEB Serrinha tem como público prioritário pequenos produtores e produtoras rurais que trabalham como autônomos em terra própria, tendo a agricultura familiar como ocupação principal, exercendo diretamente a atividade.

Desde a sua fundação vem atuando na qualificação profissional dessas famílias rurais, com a perspectiva de organizar a produção e a comercialização dos produtos da agricultura familiar, incorporando essas famílias no trabalho produtivo, propiciando oportunidade de geração de trabalho e renda.

A partir do ano de 2001, a APAEB Serrinha começou a desenvolver ações de estímulo à participação dos jovens rurais na agricultura familiar, a partir de experiências de beneficiamento da mandioca, através da produção de beiju, além da confecção de bijuterias e apicultura.