17 fevereiro, 2014

Comunidade de Deus Dará realiza o primeiro curso GAPA do Projeto P1+2|BNDES

Famílias beneficiadas pelo P1+2
Nos dias 12 a 14 de Fevereiro aconteceu na Comunidade de Deus Dará, Município de Nordestina-BA o primeiro GAPA (Gerenciamento de Água Para Produção) do Projeto Uma Terra Duas Águas (P1+2)|BNDES.O evento reuniu além das primeiras 26 famílias cadastradas para receber as tecnologias sociais,como também a equipe técnica da APAEB Serrinha e o Instrutor do curso Claudio Santos.
No primeiro momento foi apresentado pelo coordenador Sr.Moisés Inácio Rios, o projeto e a atuação desta organização,que executará a ação desenvolvida em parceria pela ASA e o BNDES.Ao todo,serão construídas 320 tecnologias sociais nos municípios de Queimadas,Nordestina e Cansanção.
 O curso GAPA é um dos momentos onde os agricultores/a  trocam experiências, informações, e descobre novas técnicas e manejos e de lidar com a água e com a terra. É a base importante para que a conquista de uma tecnologia social realmente venha gerar a produção de alimentos e renda para as famílias do Semiárido.
Sob olhares curiosos, atentos, e sedentos de conhecimento o instrutor do curso deu inicio falando da importância da água, e como aproveita-la de forma consciente, citando exemplos concretos. Agricultores e agricultoras participaram trazendo a prática do campo e explicando como já faziam em suas propriedades.A troca entre o instrutor e as famílias tornou a discussão mais calorosa e satisfatória. Entre os comentários ricos de experiência era possível ouvir exemplos sustentáveis que os agricultores já faziam em suas propriedades, a troca de experiências fluía naturalmente na medida em que o instrutor transmitia o conteúdo programado.
Muito foi falado em soberania alimentar, métodos de produção sustentáveis, adubos orgânicos, defensivos naturais, entre outros, e que é sim possível viver no semiárido com dignidade, basta apenas a aprender a conviver e a se adaptar a este clima.

Irrigações alternativas

Irrigações Alternativas
No segundo dia do evento, os agricultores e agricultoras tiveram a oportunidade de conhecer técnicas que vem sendo implantadas e estão dando certo, como exemplos de sistemas de irrigações: irrigação por capilaridade (Batata Salvação) entre outras. A descoberta do novo, de ver que dá certo, foi tamanha que antes do curso findar já tinha agricultores/a com várias alternativas de irrigações nos quintais deles, isso foi a prova concreta que a passagem do GAPA pela aquela comunidade com certeza já tinha começado a deixar frutos, deixar saberes que com certeza serão transmitidos de geração pós-geração, como diz o agricultor  Antonio Andrade:

‘’o que aprendemos aqui vou levar para a vida toda, vou passar adiante. A oportunidade que foi dada para nós nesses dias foi única, já tivemos projetos, mas nunca iniciativas como estas, apenas davam o peixe, mais não ensinavam a pescar. ’’declarou.
Sr.Alberto,Comunidade Deus Dará

Dona Zilanda Viana, também participou do curso passou a ver o cultivo das plantas com outros olhos:

‘’hoje sei como realmente plantar determinada planta, como cuidar. Hoje sabemos que não precisamos usar um balde de água todo para molhar uma planta, há técnicas que a gente usa bem menos e que dá o mesmo resultado. O Curso trouxe novos conhecimentos que não tínhamos, com a chegada da cisterna e depois desse curso vou poder plantar e colher meu próprio alimento, foi muito gratificante e tenho certeza que vou aplicar tudo que aprendi aqui’’.
D.Zilanda,Comunidade Deus Dará

Sr. Alberto Carneiro acostumado a ter suas plantas no quintal, a levantar todos os dias um pouquinho mais cedo para molha-las, foi um dos primeiros a correr para fazer a irrigação alternativa ensinada no curso, a batata salvação, com alegria e prazer de ter participado dessa troca de conhecimento, ele diz:

‘’ter participado deste curso foi mais que gratificante, aprendi coisas novas que jamais julguei existir, cheguei em casa e corri e fui logo fazer,sei que daqui há um tempo já terei resultados,isso tudo vai melhorar e muito a nossa vida’’.

Aprender a lidar com a água, a gerenciar seu manejo é um dos principais objetivos do curso e nas palavras da D. Ana Maria Brito foi possível ver que esse objetivo foi alcançado.

‘’na nossa região lidar com a água é importante demais, o curso trouxe isso, ele mostrou que é possível reutilizar, gastar menos água usando técnicas simples e que fazendo essas coisas sempre teremos água em nossas cisternas seja ela para beber ou para molhar as plantações’’.

Filha de agricultora, D. Helena Porcina relatou que os três dias de curso serviram para solidificar e aprimorar os conhecimentos e experiências que ela já tinha aprendido com os pais dela,mas que teve coisas novas que foram tão importantes que se não tivesse aprendido com certeza sentiria perdida quando recebesse sua cisterna.
D.Helena ,Comunidade Deus Dará

‘’agora vou plantar com sustentabilidade, pensando no amanhã, vou aproveitar cada balde de água,cada gota da chuva,tudo graças ao curso que nos mostrou que é sim possível produzir de forma consciente,se não fosse esse curso iria me sentir perdida quando recebesse a minha cisterna,eu só tenho a agradecer’’,finalizou D.Helena.

A comunidade de Deus Dará fica a 5 km de Nordestina, e vai receber 26 tecnologias sociais,das 105 destinadas ao município de Nordestina.