30 janeiro, 2014

APAEB Serrinha promove Capacitação das Comissões Municipais para o Programa P1+2/BNDES

Nos dias 28 e 29 de janeiro ocorreu no município de Queimados a Capacitação das Comissões Municipais para o Programa Uma Terra Duas Águas (P1+2). O evento reuniu representantes dos três municípios contemplados com o projeto, Queimadas, Cansanção e Nordestina, além da equipe técnica da APAEB Serrinha. O evento teve a finalidade de desenvolver e planejar as ações que serão desenvolvidas ao longo do projeto.

Por uma das diretoras da APAEB, D.Tereza Rocha foi apresentado uma mística e discutido questões a cerca da sustentabilidade no semiárido da região e a importância da luta a adaptação a este clima que tem sido alvo de grandes debates. No segundo momento foi apresentada a entidade que buscou este projeto, desta vez exposto pelo colaborador Silvaney Santiago, que destacou a importância da entidade APAEB, sua atuação nas políticas voltadas para o semiáridos sua missão e seus valores.


O Projeto
Neste ano a ASA(Articulação no Semiárido Brasileiro) firmou uma parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), a parceria estabelece ações voltadas para o fortalecimento do semiárido brasileiro. As ações serão desenvolvidas dentro do Programa Uma Terra Duas Águas (P1+2).
Parceira da ASA a APAEB abraçou o programa e até novembro deste mesmo ano vai entregar 320 tecnologias sociais aos municípios de Queimadas, Nordestina e Cansanção, municípios contemplados pelo projeto. Serão construídos quatro tipos de tecnologias: CISTERNA-CALÇADÃO,CISTERNA ENXURRADA, BARRAGEM SUBTERRÂNEA e BARREIRO TRINCHEIRA
Passado as informações sobre o projeto, as comissões dos municípios presentes puderam se informar quais seriam os requisitos para os agricultores e agricultoras interessados pelas tecnologias deveriam ter para se tornar um beneficiário. Entre os requisitos citados, a família selecionada já tem que ter a primeira água (potável), terá preferência famílias lideradas por mulheres, famílias com crianças de 07 a 14 anos frequentando a escola, renda per capta de meio salário mínimo, entre outros.
Entrevista a Rádio Local Queimadas FM,divulgação do projeto
Visando alcançar maior número de pessoas, pela manhã do dia 29 nosso coordenador Moisés Inácio Rios juntamente com animador itinerante Claudinei dos Santos além do presidente do STRAF (Sindicato dos Agricultores Familiares de Queimados) Domício Araujo cedeu uma entrevista a Rádio local Queimadas Fm,onde foi debatido assuntos pertinentes ao projeto,além dos benéficos e da renda que o e mesmo trará para os municípios contemplados.
 Planejamento
Durante os dois dias de capacitação muito foi falado em planejar. Pois este é o guia para que o projeto prossiga e se realize com sucesso. É a partir deste que as ações serão desenvolvidas ao longo de todo o trajeto.
Após cada comissão municipal desenvolver seu planejamento individual visando sempre o compromisso com as metas a serem alcançadas foi possível ver no olhar dos envolvidos o orgulho de dever cumprido, que sem dúvidas os dois dias que de trocas de conhecimentos valeram a pena, como ressalta o presidente do CICON(Central dos Interesses Comunitários de Nordestina),José Moraes Coes:

''enquanto filho de agricultores eu quero o desenvolvimento da minha região, e estar reunido hoje e ontem aqui é mais um passo para que isso aconteça, o que foi passado aqui com certeza foi de grande valia e vamos aplicar durante todo o projeto''.

Já o presidente do STRAF de Queimadas Domício Araujo analisa a capacitação como positiva e que através da mesma podemos adquirir novos conhecimentos e por os em prática.
Da esquerda para direita,comissão de Queimadas/Comissão de Nordestina/Comissão de Cansanção

Num tom de voz de quem já percebeu que o projeto já iniciou o presidente da SINTRAF(Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Cansanção)Alex Ferreira diz ver a capacitação com caráter construtivo,onde pode se  conhecer a equipe,trocar experiências,somar experiências para que futuramente possamos colocá-las em prática.