Por Daiane Almeida
Comunicadora Popular da ASA
O objetivo do encontro foi avaliar as ações da ASA Bahia no ano de 2014 e planejar as ações para o ano de 2015. Na avaliação de Naidison Baptista, coordenador da articulação no estado, a rede conseguiu dar passos importantes, realizando um bom trabalho durante o ano. “Avançamos em algumas discussões como o gênero e a comunicação, sobre estes temas foram realizados encontros estaduais de qualidade, e também no campo da formação da convivência com o semiárido. No entanto, é preciso multiplicar essas formações nas nossas localidades, na perspectiva de ampliar ainda mais os debates”, afirmou Baptista em fala durante a plenária.
Num segundo momento, os participantes foram chamados a refletirem sobre os desafios da ASA-BA para o ano de 2015. Neste sentido, em grupo, se discutiu sobre quais seriam as prioridades a serem trabalhadas durante este ano. Alguns temas que já são debatidos pela articulação apareceram com mais intensidade nas falas dos participantes. Entre eles estão o debate sobre a assistência técnica rural (ATER), a terra e o fortalecimento institucional.
Demais temáticas como segurança alimentar, comunicação e gênero,também foram apontadas como importantes pelos grupos. Não perdeu-se de vista a dimensão da convivência com o semiárido e os processos de formação como linha principal a ser mantida pela ASA.
Para estimular o andamento das questões dentro da rede, foram criados grupos de trabalho, que irão fomentar os debates e a realização de atividades.