21 setembro, 2014

Educação contextualizada e convivência com o Semiárido

A APAEB Serrinha participou, na última quinta (18), da Oficina de Formação Continuada para professores da rede municipal, que ensinam a disciplina de Convivência com o Semiárido. O convite, feito pela Coordenação Municipal de Educação do Campo, teve como objetivo inserir as entidades do município no debate e fortalecimento da matéria nas escolas.

De acordo com a coordenadora municipal de Educação do Campo, Núbia Silva, as entidades e famílias tem um papel determinante no sucesso desse processo. Núbia lembrou que a escolha pela disciplina evidencia o desejo de mostrar um Semiárido de possibilidades, com gente capaz e potencial para produzir.

A presidenta da APAEB Serrinha, Ivoneide Santos, destacou que antes da entrada da matéria, as escolas não debatiam o tema. Ela afirmou que a educação contextualizada apresenta ao jovem as potencialidades do seu lugar, estimulando o desejo de permanecer na comunidade, “Se na escola não tem uma educação contextualizada, o jovem não vai querer permanecer na propriedade, porque o que ele conhece é de fora”, enfatizou. 

Ivoneide informou que a APAEB também desenvolve ações educacionais com jovens, que multiplicam informações sobre as técnicas de convivência com o Semiárido nas comunidades, através do Projeto Cantinho da Produção, e sugeriu que outras associações do município façam parte desse debate.

                 Grupo participa de dinâmica sobre a Convivência com o Semiárido e a cultura local

Durante o encontro os professores tiveram a oportunidade de sugerir alterações no conteúdo da disciplina e conhecer melhor a realidade do Semiárido, através de debates e da palestra com o coordenador executivo da Articulação no Semiárido (ASA Bahia), Naidson Batista.

Naidson estimulou a reflexão do grupo sobre a forma negativa como o Semiárido é divulgado na mídia e as experiências exitosas que são desenvolvidas pelos agricultores.

O encontro foi promovido pela Coordenação de Educação do Campo do município de Serrinha, órgão que pertence a Secretaria Municipal de Educação e aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Serrinha (SINTRAF). A coordenação informou que outras entidades serão convidas para debater colaborar com o processo de fortalecimento da disciplina.