25 setembro, 2014

‘’Minha cisterna tá quase cheia. Quero produzir em qualquer época do ano’’

Por Mirian Oliveira


As primeiras famílias que conquistaram as cisternas do Projeto Uma Terra e Duas Águas, da Articulação no Semiárido – ASA, financiado pelo Banco de Desenvolvimento Social – BNDES e executado pela Apaeb Serrinha nos municípios de Nordestina, Cansanção e Queimadas, já estão produzindo e desenvolvendo o caráter produtivo.

Na comunidade de Deus Dará, em Nordestina, por exemplo, 80% das famílias que conquistaram as tecnologias já desfrutam de uma alimentação mais saudável através do cultivo de frutas, hortaliças, verduras, legumes e animais dos próprios quintais.   É o caso do casal de agricultores seu José e dona Noélia, que tem uma cisterna-calçadão, no quintal deles é possível ver um grande quantidade de fruteiras, horta e da implantação do caráter produtivo escolhido pela família para criação de galinhas, o qual já esta completamente finalizado.
Empolgado, seu José fala da sua experiência e da mudança após a chegada da tecnologia.

‘’ Não compro mais ovos, nem galinha. Não tô vendendo, só na necessidade mesmo. Vender mesmo só mais para frente. A ideia é não comprar. Antes dos cursos [GAPA/SISMA] eu plantava um pé de melancia, gastava 900 litros de água para ter a produção. Hoje, a gente usa dois litros de água por planta e fornece o dia inteiro, são dois litros de água a cada 24h, é muito pouco em visto o que a gente fazia tudo com a técnica do gotejamento, eram 20 litros para uma planta só. Agora posso produzir aqui no meu quintal tranquilo umas 50 tipos diferentes de plantas, tudo depois da cisterna, depois dos cursos. E cada vez que vamos plantando, mais a gente toma gosto e não para. Eu tenho uma visão diferente das coisas, tenho uma parte de caatinga nativa, a qual passei a preservar bem mais,não tiro nem para fazer cerca,prefiro comprar. Minha cisterna ta quase cheia, quero produzir em qualquer época do ano’’.

No quintal da família pode encontrar de tudo, pé de manga, goiaba, laranja, tangerina, acerola, melancia, bananeira entre outras riquezas, mas o cantinho favorito da dona Noélia é horta, aqui ela descreve com carinho o que cultiva e da mudança na alimentação da família.
‘’Muita coisa mudou, faço bastante salada. Aproveitei muita coisa e já deixamos de comprar muita coisa também. Tenho na minha horta, a alface, a rúcula, o coentro, o tomate, o pimentão, cebolinha, beterraba tudo molhado com a água da cisterna. Quero aumentar, plantar mais coisas. Estou muito feliz’’.