17 abril, 2015

Agricultora afirma ter 100% de aprendizado em curso do P1+2

Por Daiane Almeida
Comunicadora Popular da ASA



Aprendendo a fazer a bandeja de mudas
Quando agricultores e agricultoras se encontram para partilhar seus conhecimentos e aprendizagens novos conhecimentos são construídos. Assim tem sido a rotina dos cursos do Programa Uma Terra e Duas Águas.  Hoje (17) se encerra mais um curso de Manejo de Sistema Simplificado de Água para Produção (SISMA), que está acontecendo na Comunidade Canto, em Serrinha. 




Maria Neuza
Com a facilitação do agricultor experimentador Abelmanto Carneiro, as famílias puderam conhecer técnicas que contribuem para um uso econômico da água, além de técnicas de controle de pragas e produção de adubos orgânicos. Hoje a turma irá conhecer formas de fazer enxertos em plantas.

A agricultora Maria Neuza Cruz, da Comunidade Cobiça, Teofilândia, esteve atenta e tirando todas as dúvidas que tinha. “Umas das minhas preocupações era as pragas, eu consegui tirar as dúvidas que tinha sobre isso. Às vezes a gente faz muda e ela não cresce, já sei que tem que criar um microclima para ela desenvolver. Eu achei tudo interessante, para mim foi 100% proveitoso”. 




Ailton em sua propriedade na Comunidade Cruzeiro da Paz
Outro agricultor que está participando da atividade é Ailton da Comunidade Cruzeiro da Paz, de Serrinha, ele contou que não conseguiu dormir, pensando em tantas informações que recebeu durante o primeiro dia do curso. “É muita informação e eu quando sair daqui já vou testar.  Essa noite não dormi, pensando em tudo o que vi. Acho que a técnica da bandeja de mudas vai ajudar muito na minha produção”, afirmou o agricultor que conquistou uma cisterna de enxurrada. 

A diretora da APAEB, Tereza Rocha recebeu os participantes na comunidade e afirma ser muito interessante ver a empolgação do grupo. “É muito interessante perceber o quanto as pessoas estão empolgadas com as práticas demonstradas no curso. Cada um e cada uma vem com o seu saber próprio, aqui tem a oportunidade de ampliar ainda mais seu conhecimento”, concluiu Tereza Rocha. 

Colocando em prática as orientações do facilitador Abelmanto