14 setembro, 2014

Sucesso do Mais Água em Serra Preta motiva criação de Feira Agroecológica

Por Arlene Freire 

Inaugurada no último sábado (13), a Feira Agroecológica de Serra Preta surgiu como alternativa para a comercialização da produção de agricultores familiares beneficiários do Projeto Mais Água no município. O projeto é fruto da parceria entre a APAEB Serrinha e a Articulação do Semiárido (ASA), e executado com a colaboração da Comissão municipal de Recursos Hídricos. 

Organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Serra Preta (STTR) a Feira Agroecológica aconteceu na comunidade do Bravo. 

De acordo com o presidente do STTR, Braquistone Santana, a feira foi o caminho encontrado para oferecer aos agricultores um espaço onde pudessem vender seus produtos. Ele informou que a meta é manter a feira funcionando todos os sábados, mas para que isso aconteça é preciso estruturar o espaço. “Precisamos de barracas próprias para os agricultores. As que temos são emprestadas, mas vamos buscar parceiros que possam nos ajudar” declarou.  



Só em Serra Preta o Mais Água construiu 114 tecnologias para captação de água da chuva e cultivo de hortaliças, visando promover a segurança alimentar e nutricional. 

Satisfeita, a agricultora Cleonice que já entrega seus produtos em outras comunidades, contou que tem clientela certa e comemorou o resultado da feira.


A agricultora Irene, disse que começou a produzir a pouco tempo, mas já é possível sentir as mudanças na propriedade e na vida da família. Ela informou que entrega seus produtos para dois supermercados do município, além de vender para os vizinhos. Dona Irene afirmou que a chegada da cisterna transformou a vida de muitas famílias do município.

convidada para falar na mesa de abertura da feira, Dona Irene
pediu que ações de apoio a agricultura familiar se mantenham 

O coordenador do Projeto na APAEB Serrinha, Valdir Alves, lembrou que toda a execução do Mais Água é fruto da parceria entre a APAEB Serrinha e entidades locais que compõem a Comissão municipal de Recursos Hídricos e destacou que as ações desenvolvidas estão contribuindo para minimizar os efeitos da seca no município, permitindo que homens e mulheres possam produzir para a própria alimentação e comercialização.





Também são atendidos pela APAEB Serrinha os municípios de Anguera, Feira de Santana, Ipecaetá, Ipirá e Tanquinho. Até o final do ano serão construídas 651 estruturas hídricas, divididas em comunitárias e individuais, como cisternas de produção, barragens subterrâneas, barreiros trincheira e tanques de pedra, além da instalação de três bombas d’água e limpeza de aguadas. Também serão implantados 100 quintais produtivos.

"Muita coisa boa ainda vai acontecer no município, por causa
do Mais Água. Nós temos agricultores capazes de produzir
e demonstrar seu trabalho".
Milena Buraem - Secretária de Políticas Agrícolas e Agrárias do STTR

"O Mais Água promoveu uma revolução em Serra Preta.
Somos um município rural, mas muitos nem sabiam o que
eram as tecnologias. A ação provocou uma revolução".
Márcio Lima - Animador do Mais Água em Serra Preta.
"Recebi um barreiro e não tenho como explicar a mudança.
A gente que tinha aguada pequena, sempre ficou sem
água no tempo da seca, agora com o barreiro podemos
criar nossos animais. Só tenho a agradecer".
Valdemar - Beneficiário Mais Água.