12 setembro, 2014

Histórias de vida e inclusão digital

Por Arlene Freire 

O Instituto de Cooperação Belgo- Brasileira para o Desenvolvimento Social (disopbrasil), em parceria com a entidade Belga Comundos, realizou nos últimos dias 10 e 11 o Seminário Internacional de Histórias Digitais. O evento foi realizado no Centro de Orientação Vocacional Mãe Igreja em Feira de Santana e teve como objetivo apresentar a técnica de produção de histórias digitais para entidades parceiras do disopbrasil, que trabalham com agricultores familiares, a exemplo das Escolas Famílias Agrícolas e a APAEB Serrinha.

As histórias digitais são pequenos vídeos elaborados com recursos multimídia, como imagens animadas, fotos, música e voz. Os vídeos, com duração de 3 a 5 minutos, podem contar histórias de vida ou apresentar temas de interesse local.

De acordo com o representante da Comundos, Bart Vetsuypens, o primeiro encontro serviu para mostrar as entidades o que são as histórias digitais e a importância de produzir esses vídeos. Bart destacou ainda que a produção de histórias digitais é uma forma lúdica de promover a inclusão digital e de abordar temas relevantes.

Um novo encontro será realizado em 2015, para capacitar educadores sobre as etapas de produção dos vídeos, na perspectiva de que os participantes se tornem multiplicadores da técnica. 


O seminário contou com a participação de representantes de entidades da Bahia e do Rio de Janeiro.
Participantes se reúnem para a foto no final do evento


Fotos: Fundação APAEB.