20 setembro, 2014

Agricultores/as participam de intercâmbio de trocas de experiências

Por Mirian Oliveira


O intercâmbio é uma das ações existentes dentro Projeto Uma Terra e Duas Águas - P1+2, que agora está na segunda etapa: o acompanhamento dessas famílias que foram beneficiadas


Com sorrisos largos, foi assim que ficou marcado o intercâmbio de trocas de experiências entre agricultores familiares do município de Serrinha. O intercâmbio é uma das ações existentes dentro Projeto Uma Terra e Duas Águas - P1+2 da Articulação no Semiárido Brasileiro - ASA, que agora está na segunda etapa: o acompanhamento dessas famílias que foram beneficiadas.

O intercâmbio de experiências reuniu 26 agricultores das comunidades do Alto Alegre, Tanque do Meio e Barra Grande.

Na parte da manhã, o agricultor e também experimentador Edson de Jesus sua esposa Valmira, abriu as portas da sua propriedade para compartilhar e trocar saberes com os demais presentes.
O casal possui uma cisterna-calçadão. Ao redor da cisterna eles desenvolvem diversas atividades, como: plantio de amendoins, cultivo de hortaliças, verduras, legumes, plantas medicinais, plantas ornamentais, entre outras. Mas não é apenas essa atividade que eles desenvolvem por lá, como destaca seu Edson.

‘’Recebi o caráter para galinhas, e já fiz, mas vou aumentar, e tenho porcos também, crio de tudo.O que vejo que dar to criando. Hoje a gente ta 50% melhor do que era. Plantamos tomates, teve muito tomate aqui. Ganhei muito dinheiro. Receber visitas hoje aqui na minha propriedade é uma honra, um orgulho. Estou aprendendo com eles e passando um pouquinho do eu sei. Estou muito feliz, muito feliz’’.

Família construindo o canteiro econômico 
No período da tarde as famílias seguiram para a propriedade da agricultora Maria Raimunda, onde ela também possui uma cisterna calçadão e já produz, porém é carente de estrutura. Ela recebeu o caráter produtivo para horta, mas não implantou completamente, daí pela necessidade e também para que todos participassem da construção de um canteiro econômico, foi construído um canteiro econômico ao redor da cisterna da dona Maria Raimunda, onde todos passaram suas experiências e trocaram informações tanto da construção como sobre cobertura morta e plantio. Feliz, tanto pela conquista da tecnologia e agora por ter um canteiro feito de blocos, como ela queria, dona Raimunda nos fala da importância de intercâmbios como este.

‘’Tudo ótimo. Um sonho realizando e ter direito de conhecer um pouco mais. A troca de experiências é muito boa. E pra mim esta sendo maravilhoso ver a multidão toda ajudando o outro, muito gostoso mesmo. Vou plantar aqui para a minha família, sair do agrotóxico. Quero plantar a alface, o coentro, cebolinha, pimentão, tomate, cebola, só para o consumo, e não comprar.  Intercambio foi muito aproveitável, quero pelo menos tentar imitar algumas coisas que eu vi’’.
D.Raimunda exibindo frutos do seu quintal

Durante a visita a horta e as demais técnicas de convivência no semiárido, os agricultores/as puderam trocar experiências e saberes sobre tipos de adubos, formas de irrigação, combate a pragas, qual tipo de solo ideal para cada planta, além de levarem para casa mudas de algumas culturas que não tinham nos seus quintais.