03 dezembro, 2010

Serão instaladas as primeiras Bombas d'água popular da região

BAP instalada na Comunidade Mocó, em Riachão do Jacuípe
As comunidades de Mucambo e Mocó, no município de Riachão do Jacuípe serão as primeiras a receber a Bomba d’água Popular (BAP) na região do Sisal, nos dias 04 e 05 de dezembro, através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Tecnologia social simples e resistente que serve para extrair água de uma profundidade de até 80 metros.

A bomba que é de fácil manuseio e de uso comunitário, auxiliará agricultores e agricultoras na retirada da água em terrenos de subsolo cristalino. A água servirá para dar de beber aos animais.

Além das comunidades já citadas, Malhador e Sobradinho também em Riachão do jacuípe serão contempladas. Outros municípios como Araci, na comunidade de Picada, Piritiba, na comunidade de Tingui e Queimadas, nas comunidades de Vargem da Palha e Pedrolândia também serão beneficiados.

Água para produzir - A instalação das bombas é fruto da ação do P1+2 na região. Programa que tem como objetivo contribuir para a segurança e a soberania alimentar e nutricional das famílias agricultoras do Semiárido brasileiro, através da produção de alimentos com base em tecnologias apropriadas à região, visando o desenvolvimento sustentável local e a geração de renda.

O P1+2 que faz parte do Programa de Formação e Mobilização Social da Articulação do Semi-árido Brasileiro (ASA Brasil) é executado na região pela APAEB Serrinha. Desde o ano de 2009 o programa atua em 10 municípios, entre eles Riachão do Jacuípe, Capela do Alto Alegre, Queimadas, Araci, Quijingue, Santa Luz, Boa Vista do Tupim, Macajuba, Baixa Grande, e Várzea da Roça e já construiu 193 cisternas-calçadão, com capacidade para armazenar 52 mil litros, 5 tanques de pedra de uso comunitário e 15 barragens subterrâneas.

Dimensão formativa - Além de contribuir para que o homem do campo aumente suas possibilidades de produzir mais alimentos para consumir prioritário, e comercializar o excedente, o P1+2 tem aliado a conquista da água com cursos para melhor aproveitamento da água, intercâmbios de experiências de agricultores na Bahia e em outros estados com o objetivo de conhecer práticas que agreguem conhecimento a família.

Incentivo para produção - Cada agricultor e agricultora familiar têm a sua preferência no momento de produzir. As famílias que adquiriram cisterna-calçadão optaram por receber do programa sementes de hortaliças e um Kit de irrigação alternativo produzido pelo agricultor familiar Abelmanto Carneiro, do município de Riachão do Jacuípe. Já as famílias que receberam barragem subterrânea optaram por animais como bode, cabra e galinha, além das sementes de hortaliças.