01 setembro, 2014

APAEB Serrinha contribui com o fortalecimento de Feira Agroecológica no município



Por Arlene Freire e Mirian Oliveira


Com o objetivo de fortalecer a Feira Agroecológica em Serrinha e ampliar a participação de agricultores neste espaço, a APAEB Serrinha realizou, nos últimos dias, um recadastramento dos participantes e a inserção de novos agricultores.

A Feira, que acontece aos sábados dentro do Centro de Abastecimento municipal, já se tornou um espaço alternativo para quem procura alimentos mais saudáveis e produzidos de forma orgânica.

Ao todo são 27 agricultoras que trabalham diretamente na venda de hortaliças, beijus, ovos, sequilhos, bolos, cereais, frutas, raízes e galinhas da terra. A produção e comercialização dos produtos é uma atividade familiar, que também envolve os maridos e filhos dessas agricultoras.

O recadastramento é uma iniciativa da APAEB Serrinha em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Serrinha (SINTRAF), Cooperativa de Produção e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Serrinha (COOPAFSERRINHA) e Secretaria municipal de Indústria e Comércio e Movimento de Organização Comunitária (MOC), juntos seus representantes formam uma comissão gestora da Feira.

Dona Suzana, que já é cliente da Feira há algum tempo, elogia o trabalho das agricultoras e diz que tem total confiança na qualidade dos produtos. “Primeiro que eu conheço as pessoas. São pessoas dignas, mulheres muito honestas, íntegras, portanto sabemos a procedência. A gente acredita nelas, que trazem o melhor alimento possível. A gente fica feliz e agradece a Deus, porque sabe que está consumindo um alimento de qualidade, para termos boa saúde e boa qualidade de vida, sem agrotóxicos”.

Acompanhada das agricultoras, Margarida (esq) e Suzélia (dir), Dona Rosália
mostra os produtos que compra na Feira Agroecológica




A agricultora Margarida conta que vender seus produtos na feira é a realização de um sonho.  “A gente começou com uma horta comunitária num tanque de chão, aí hoje a vizinha recebeu uma cisterna e a gente trabalha junta. Vendemos tudo, não sobra nada. A gente planta couve, cebolinha, alface, beterraba, abóbora, sem falar que a gente nem compra pra comer também. Tem gente que desconfia que não tenha veneno. Já teve cliente que foi lá na nossa propriedade ver se realmente não botamos veneno. Aí chega dizendo: pode comprar que eu vi, não tem veneno mesmo. Isso aqui é o meu sonho que estou realizando”, declara a agricultora.



Além do apoio a comercialização, a comissão gestora também orienta as agricultoras para o estabelecimento de regras de funcionamento do espaço, capacitação em gestão e uso de recursos do Fundo Solidário. O Fundo é composto por taxas pagas pelos agricultores e se destina a manutenção das barracas, compra de novas barracas e outros equipamentos necessários para a comercialização dos produtos.

De acordo com o colaborador da APAEB Serrinha, Luiz Lisboa, a entrada de novas famílias na feira surgiu da necessidade de viabilizar espaço para a comercialização da produção dos agricultores familiares atendidos pela entidade. “Inseridas em projetos para construção de tecnologias sociais de captação de água da chuva, as famílias passaram a produzir alimentos e criar animais. A Feira foi o caminho encontrado pela comissão para oportunizar a comercialização desses produtos”, afirma Luiz.



No seu primeiro dia de feira, a agricultora Rosália demonstra entusiasmo e faz planos para a renda extra. “Eu comecei hoje e estou cheia de expectativas e já estou gostando. Tenho uma cisterna de produção, logo que fez água comecei a produzir. Estou vendendo hoje aqui batata doce, couve, aipim, acerola, abóbora e goiaba. Espero que venda tudo, para ajudar nas despesas em casa”.  






Cliente fiel da feira, Seu Gilson declara que se sente mais seguro comprando produtos orgânicos. “Compro toda semana. Fico mais feliz e mais seguro, pois sei que estou consumindo um produto totalmente saudável, de qualidade e sem química, ainda mais que tenho criança em casa. Aqui compro toda semana cebolinha, couve, alface, coentro, esse é certo”.







Histórico

Iniciada em 2007 de forma experimental, a Feira foi implantada pela APAEB Serrinha em parceria com o MOC, ASCOOB e Secretaria de Agricultura de Serrinha. Sendo estabelecida em caráter definitivo no ano de 2009.