22 agosto, 2014

Apaeb Serrinha participa de ação solidária em escola na comunidade de Tanque Grande

Por Mirian Oliveira


Crianças de divertem enquanto escolhem as cartilhas


‘’Gentileza gera gentileza’’, esse foi o tema da II Ação Solidária promovida pela Escola Maria Nazaré Campos Araújo no povoado Tanque Grande no município de Serrinha.  O projeto teve como objetivo promover  atividades sociais para comunidade local e circunvizinhas além da socialização dos alunos com a comunidade e a participação da família na escola e prestação de diferentes serviços para comunidade.

 O projeto já vinha desde o dia 12 de agosto mas foi no dia 21(quinta-feira) que a APAEB Serrinha participou levando a comunidade de Tanque Grande e circunvizinhas, através do coordenador Moisés Inácio Rios informações sobre tecnologias de captação de água,técnicas de irrigação,sustentabilidade,distribuição de cartilhas sobre o semiárido,agroecologia,cuidados com o solo entre outros.
Moisés Inácio mostrando um das técnicas de irrigação 

O stande montado pela Apaeb Serrinha não foi visitado apenas por adultos que estavam curiosos para saber como faziam algumas técnicas de irrigação que estavam a mostra, ou até mesmo como conquistar uma tecnologia social mas também,por dezenas de crianças que foram conquistadas pelas cartilhas expostas. O mais importante disso é que elas não iam apenas pela capa,algumas chegavam a ler, e de cara se interessavam pelo conteúdo,o qual se tratava de assuntos voltados para o nosso semiárido, daí já notamos que a realidade vem mudando,as crianças já se interessam sobre o assunto,como relata a coordenadora Cíntia Cerqueira.

Cíntia,coordenadora Pedagógica
‘’ Em todas as atividades desenvolvidas na escola a gente tenta fazer com que eles vejam a importância do local onde eles vivem,de que o campo é um local,não é um sub local. É um contexto geral, não existe um direcionamento: a educação do campo, a gente procura ver a educação do campo em todas as disciplinas. Trouxemos esse órgãos,sindicatos, a própria APAEB a fim de conscientizar e mostrar que esses orgãos existem. E que eles (alunos)tem valor pelo local onde eles vivem.  E trazer essa conscientização que o local onde se vive,é um local bom de se viver, adequado, eu posso crescer aqui’’,comenta Cíntia.
Dona Maria Anelice Ramos moradora da comunidade de Boa Vista,agricultora,mãe de Ronaldo de 13 anos,trouxe junto com o filho caxixe,coco,milho,couve,produtos produzidos na propriedade dela para a Feira da Agricultura Familiar organizada pela Escola  Antônio Alves da Silva. Dona Maria destaca na fala que a importância do alimento sem veneno.

Dona Maria e seu filho exibe os frutos
da sua propriedade
‘’Incentivo bastante o Ronaldo,pois fui criada com tudo da roça,meu pai me ensinou.É uma alimentação natural,sem química,colhida da roça. Tava prestando atenção aqui no que o rapaz falou sobre a irrigação pra ele me ajudar a fazer em casa,ele já me ajuda muito.Assim ele aprende a viver a vida’’,diz dona Maria.

A II Ação Solidária teve fim nesta sexta-feira(22) com festejos folclóricos da região,durante os dias do projeto dezenas de pessoas puderam realizar serviços como:

  •       Aplicação de flúor e orientações
  •      Aferição de pressão
  •      Testes rápidos de glicemia,HIV,sífilis
  •       Confecção de carteiras de identidade,CPF,Carteira de Trabalho
  •       Dicas de sustentabilidade
  •        Exposição de técnicas agrícolas

   Entre outras.