19 agosto, 2014

Agricultores Familiares de Serrinha debatem cooperativismo

Por Arlene Freire

Aproximadamente 50 agricultores e agricultoras familiares se reuniram hoje (19), na sede da Cáritas Diocesana, em Serrinha, para debater o planejamento estratégico da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Serrinha (COOPAFSERRINHA) para os próximos 3 anos.

Na abertura do evento um café da manhã com produtos da agricultura familiar foi oferecido aos presentes, como forma de divulgar o que é produzido e comercializado pelos associados da COOPAFSERRINHA. Algumas delícias como bolo de tapioca e fubá, sequilhos e pães de queijo fizeram parte do cardápio.  

Café da manhã com produtos da agricultura familiar
A Cooperativa reuniu parceiros e cooperados para apresentar um balanço do trabalho realizado desde a criação da cooperativa, em 2011, e firmar um acordo com objetivo de fortalecer todo o processo de produção e comercialização dos produtos.

De pé, Neilton dá as boas vindas aos participantes do evento
O Presidente da COOPAFSERRINHA, Neilton Miranda, afirmou que a cooperativa está crescendo, mas ainda há muitos obstáculos que dificultam a realização do trabalho. Segundo ele o apoio dos parceiros é fundamental para que essas dificuldades sejam superadas.

As diretoras da APAEB Serrinha, Ivoneide Santos e Tereza Rocha, e o colaborador Luiz Lisboa, também presentes no encontro, reafirmaram a parceria com a cooperativa e destacaram a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido com os agricultores.


Para Ivoneide Santos, o crescente número de agricultores familiares envolvidos na produção e comercialização demonstra a força da cooperativa no município. Ela acredita que muitas conquistas estão por vir.

Tereza Rocha destacou que um dos desafios da COOPAFSERRINHA é inserir, em seu quadro de associados, agricultores que já produzem e não conseguem escoar a produção. E pediu uma atenção especial para esses produtores.

Os cooperados avaliaram a aprovaram, por unanimidade, o planejamento estratégico da cooperativa. Entre as prioridades do plano estão a melhoria da qualidade dos produtos, a ampliação do quadro de associados e a adequação dos espaços de produção às normas vigentes.


Luiz Lisboa acredita que o fortalecimento da cooperativa deve ser feito através da implementação de políticas públicas e para isso é preciso envolver entidades da sociedade civil e órgãos do poder público local nos debates.

Outro desafio para a entidade é ampliar a participação de homens e jovens na cooperativa. Neilton afirmou que atualmente só 7% dos cooperados são homens e 3% jovens.

Ainda durante o evento, um balanço financeiro da entidade foi apresentado pela diretora financeira, Gildete Silva.
Diretores posam para a foto no final do evento