22 março, 2014

Assessora técnica da ASA faz monitoramento e visita comunidades atendidas pelo P1+2|BNDES

Juliana Lira/Assessora técnica da ASA
Há pouco mais de dois meses que o Programa Uma Terra Duas Águas (P1+2) em parceria com o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) iniciou, foi realizada a primeira visita técnica da ASA. No último dia 19 de março a Assessora Técnica, Juliana Lira, responsável pelo acompanhamento do Projeto P1+2 em todo o território baiano desembarcou em Serrinha onde fica a sede da entidade executora, a APAEB Serrinha, a fim de monitorar, avaliar o que já vem sendo feito, conhecer a equipe e algumas comunidades onde o projeto atende.
Na primeira parte do dia foi feita uma reunião com a equipe responsável pelo Projeto e com duas das diretoras da instituição. D. Tereza Rocha, a qual com sabedoria de quem já está instituição há mais de 16 anos contou a história da APAEB Serrinha e os desafios que a entidade passou para chegar ao patamar que estar hoje.
Juliana quis conhecer a fundo cada componente da equipe responsável por fazer o Projeto P1+2 sair do papel, os desafios encontrados pela equipe, e da motivação que cada membro tem de fazer parte do projeto.
Para Juliana o P1+2 vai além da construção de cisternas, o principal componente e diferencial dentro do P1+2 é que as famílias se tornam sujeito de todo o processo. ‘’É uma iniciativa que vem para contribuir com o potencial já existente das famílias. O projeto vem para catalisar o potencial dessas famílias, para incentivar isso, através das implementações das cisternas de produções. O diferencial dos projetos da ASA é esse emponderamento das famílias, de pregar a autonomia da família, e isso é importante’’,ressaltou Juliana.
Além da reunião com a equipe a assessora técnica da ASA visitou a comunidade Deus Dará, em Nordestina, onde estão concluídas 06 cisternas e tem mais 12 em andamento e a comunidade Lagoa do Frade, em Cansanção, onde estava acontecendo um de Gestão da Água Para Produção de Alimentos (GAPA). Juliana não deixou de expressar a alegria em passar em comunidades tão receptivas e envolvidas no projeto.‘’Não posso esquecer da presidente da Associação, D.Zilanda, e como ela nos recebeu como um sorriso no rosto e super envolvida no processo e isso é bastante importante, sem falar no casal, Seu Geraldo e D.Amália, também super envolvidos no processo,isso é bom de ver’’.
Juliana faz uma avaliação positiva, enquanto instituição executora, equipe e ao andamento do projeto. ‘’Percebi que a APAEB Serrinha e a equipe que estar à frente do Projeto estão muito envolvidos no processo, estão comprometidos, empenhados. No geral o acompanhamento das execuções do Projeto na Bahia está sendo muito satisfatória e a APAEB Serrinha está inclusa nisso, e eu percebo as pessoas muito envolvidas e comprometidas na realização do trabalho, querendo mesmo que as coisas aconteçam, sem medo do trabalho. Muito bom ver as pessoas de peito aberto entrando nesse projeto, dá satisfação em ser assessora técnica das entidades da Bahia, é esse peito aberto e orgulho que elas têm em executar o projeto’’, conclui Juliana.
Cisterna-Calçadão em construção
D.Tereza Rocha, diretora da APAEB Serrinha, destacou a importância de ter uma representante da ASA visitando a entidade e acompanhando o projeto.‘’É muito importante um membro da ASA aqui, por que eles passam a conhecer a realidade de cada instituição, de cada região, pois cada região tem suas dificuldades’’,disse D.Tereza.
De acordo com o coordenador responsável pelo P1+2|BNDES executado pela entidade APAEB Serrinha, Moisés Inácio Rios a visita da Assessora Técnica da ASA a região só tem a somar e contribuir para que o projeto siga com a segurança de que a entidade está fazendo o seu papel. ‘’Nos transmite uma maior segurança em relação ao andamento das atividades, visto que ela é a pessoa responsável para está acompanhando o P1+2|BNDES dentro do Estado da Bahia. As atividades a gente ver que estão num processo avançado, mas acho que esse olhar externo é muito importante para ter uma avaliação de fato do que está acontecendo. Ter alguém que possa opinar, até por que ela estar sempre com todos os coordenadores do P1+2 da Bahia se torna uma troca de experiências entre os coordenadores. Para nós na verdade foi uma satisfação, deu para perceber no olhar e na fala dela que ela também está satisfeita com o trabalho desenvolvido. A visita da Juliana foi uma forma de fortalecer o desenvolvimento do trabalho’’, ponderou Moisés.

A visita da assessora técnica Juliana Lira serviu para reafirmar o compromisso que a APAEB Serrinha tem como entidade executora de um projeto tão importante não só para as instituições que estão envolvidas, mas principalmente pelas famílias que depositam uma nova esperança a cada Tecnologia construída.