19 março, 2014

SISMA em Tanquinho

30 famílias beneficiárias do Mais Água, da comunidade de Campo Formoso em Tanquinho, participaram ontem e hoje (18 e 19) da capacitação em Sistema de Manejo Simplificado de Água (SISMA). A atividade teve como objetivo orientar os agricultores familiares sobre uso sustentável da água, do solo e práticas agroecológicas.


O coordenador do Mais Água, Valdir Alves, destacou a importância da participação da comunidade na capacitação e afirmou que através dos conhecimentos repassados é possível aumentar a produção de alimentos, de forma sustentável, e fortalecer a comunidade.


Acompanhados pelo Técnico Agrícola, George da Virgens, os participantes debateram temas como convivência com o semiárido, produção de alimentos sem agrotóxicos e preservação da caatinga.

Com a orientação de George, os agricultores conheceram técnicas para o manejo de adubo orgânico e construção de horta verão. Atentos, eles anotaram cada detalhe explicado. 
A horta foi feita com a participação de todos.






Todos juntos construindo a horta verão



Seguindo a tradição do dia de São José, Seu Edvaldo de Jesus, contemplado com uma cisterna enxurrada, plantou milho na área da cisterna e declarou estar confiante na boa colheita. Ele falou dos cuidados com a tecnologia, “Cerquei tudo para garantir que área fique limpa e bem tratada. Já plantei mudas frutíferas e algumas já estão florando”, comemora. 

Seu Edvaldo mostra com orgulho a Laranjeira florando