24 novembro, 2014

Apaeb Serrinha inaugura minibiblioteca

Por Mirian Oliveira

Equipe da Apaeb e representante da Embrapa
Na última sexta-feira (21) a Apaeb Serrinha em parceria com a Embrapa inaugurou sua primeira minibiblioteca. A instituição recebeu um acervo com mais de 250 livros além de CDs e DVSs do projeto ‘’Minibiblioteca’’ da Embrapa em parceria com a Secretaria Nacional  de Segurança Alimentar  e Nutricional (SESAN) e do Ministério do Desenvolvimento  Social e Combate à Fome (MDS), os exemplares  somarão ao acervo próprio da instituição de cartilhas,boletins e demais exemplares voltados a convivências com o semiárido.
O acervo recebido é de caráter compatível com a realidade agrícola e agrária brasileira e se destina a apoiar e incentivar o processe de educação formal e informal de agricultores/a, jovens, adultos e crianças, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar das comunidades.
Para Marcelo Ribeiro, pesquisador da Embrapa o projeto pretende somar com os conhecimentos que os agricultores/a já possuem daí o seu diferencial.
‘’Um dos objetivos do projeto é levar as tecnologias que a Embrapa já desenvolve há mais 40 anos, desde a sua criação, e atender aquelas entidades que estão precisando de um pouco mais de tecnologia, conhecimento. É trazer esses agricultores pra essas entidades, atrair crianças, jovens, adultos para o ambiente da organização social do campo, para fortalecer isso. Por isso a seleção dessas entidades é criteriosa, escolhemos pelo nível de organização, pela história de ação. A gente viu que a Apaeb já tem alguns programas em atividade, pois já a acompanhamos há alguns anos e que com certeza irá aproveitar muito bem dessa minibiblioteca. É bom ressaltar que essas tecnologias vêm para somar com todo conhecimento tradicional do agricultor familiar, não é algo isolado, a gente quer complementar, é ampliar esse conhecimento’’.
Ivoneide Santos, presidente da instituição destacou a importância da minibiblioteca e os planos para sua ampliação.
Ivoneide, presidente da Apaeb Serrinha
‘’A chegada dessa minibiblioteca é muito importante para instituição e para o público em geral.Nós temos muito exemplares, os quais são ligado a educação no campo esses vieram para somar. Não serão apenas os agricultores/a que se beneficiarão, mas o público em geral, nós da entidade principalmente, pois poderemos usar nos cursos que ministramos, além de poder compartilhar com demais entidades. Vamos ampliar com outros exemplares quem sabe com a própria Embrapa que já vai abrir um edital, o incentivo já temos,disse Ivoneide’’.
O kit de Minibibliotecas é composto por publicações impressas, programas em vídeo do programa ‘’Dia de Campo na TV’’e programas em áudio do programa de radio ‘’Prosa Rural’’. As mídias impressas e eletrônicas abordam técnicas simples e tecnológicas que podem contribuir para melhorar a produtividade agrícola, para o bom uso dos recursos naturais e adoção de boas práticas a agropecuárias.