14 julho, 2014

Trocas diretas de saberes marcam o curso GAPA em Cansanção


Durante os dias 08 a 10 de julho foi realizado na comunidade de Deixaí, em Cansanção o curso Gestão de Água Para Produção de Alimentos - GAPA. O curso é uma das ações existentes dentro do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação no Semiárido Brasileiro - ASA, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e executado pela APAEB Serrinha.

O curso GAPA é o primeiro contato direto das famílias com as tecnologias sociais que estão prestes a conquistar, seja ela um barreiro trincheira, uma cisterna-calçadão, uma cisterna de enxurrada, ou uma barragem subterrânea. O curso não só passa técnicas que possibilitam um maior aproveitamento por parte das às famílias destas tecnologias como também mostra para os agricultores e agricultoras o quanto é rico e possível se conviver no semiárido. Além de possibilitar a troca direta de saberes entre as famílias presentes.

Os três dias de curso agricultores e agricultoras trocam experiências e saberes e aprenderam novas técnicas de como lidar com a terra e com a água. Viram que é sim possível conviver de forma digna e produtiva no semiárido aproveitando todas as riquezas que este oferece.

A cada técnica mostrada pelo instrutor do curso, o olhar de curiosidade, de novidade de estampava em cada rosto presente. A maioria das técnicas que formam apresentadas eram novas, mas ao fundo do salão as vezes era possível ouvir de alguns:” essa já fiz.Funciona’’.   O que mostrava que não se tratava apenas de agricultores (a) acostumados apenas com o período de chuvas, período ‘’bom do ano’’, são agricultores (a) que experimentam,já usam técnicas para driblar a longa estiagem.

Para seu Arismário, que está prestes a conquistar uma cisterna calçadão, o curso GAPA não apenas serviu para aprimorar os conhecimentos que ele já tem, mas também agregou a este agricultor mais saberes que com certeza ele irá usar brevemente.

 ‘’Muito bom essas oportunidade aprendemos muitas coisas diferentes. São vários conhecimentos novos. Aprendi a como preparar o solo de forma adequada, coisa que achava que sabia como fazer diferentes tipos de rações para alimentar os animais. Vou usar muita coisa que aprendi aqui. Quero plantar hortaliça, tô cheio de expectativas. Quero Produzir e conseguir melhorar a minha renda com a produção’’,declarou empolgado seu Arismário.

Não diferentemente de seu Arismário,seu Renilson Reis se diz também muito contemplado em ter participado do curso, com simplicidade de quem foi lá não só para trocar experiências,mas também para aprender.

‘’ Aprendi muito mais do que ensinei e coisas que não sabia. Como preparar ração para as criações a silagem,como cuidar da cisterna que estou preste a ter e muitas outras coisas.
Tenho certeza que depois que a cisterna tiver pronta, vou produzir algo como sempre tive vontade’’.