25 julho, 2014

APAEB Serrinha participa de debate sobre o uso e gestão de recursos hídricos

Por Arlene Freire



As diretoras da APAEB Serrinha, Ivoneide Santos (presidenta) e Tereza Rocha (Tesoureira) e o colaborador Luiz Lisboa, participaram ontem (24) da oficina para debater a gestão e o uso da água e apontar soluções para as dificuldades e conflitos relativos ao tema. Esta foi a terceira de quatro oficinas, definidas como instrumento de coleta de informações, para a elaboração do Plano de Recursos Hídricos e Proposta de Enquadramento dos Corpos de Água (rios, riachos, e outros) da Bacia do Recôncavo Norte e Inhambupe, que deve ficar pronto até o final de 2015.

Realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Serrinha, a atividade contou com a participação de representantes de Água Fria, Barrocas, Biritinga, Irará, Lamarão, Ouriçangas, Pedrão, Santa Bárbara, Santanópolis, Sátiro Dias, Serrinha e Teofilândia, alguns dos municípios que integram a Bacia.

Dividido em dois momentos, o encontro foi aberto com palestras sobre o tema e finalizado com a apresentação dos trabalhos de grupo sobre os seguintes temas: Envolvimento da sociedade e dos poderes públicos no uso e conservação dos recursos hídricos; Influência do meio ambiente nos recursos hídricos; Quantidade e acesso aos recursos hídricos: situação atual e tendências; Qualidade dos recursos hídricos na região (superficiais e subterrâneos); Usos múltiplos das águas e atividades econômicas na região; Conflitos sociais em relação ao uso dos recursos hídricos e Gestão participativa das águas e Comitês de Bacias.

A próxima oficina acontece hoje, em Feira de Santana. Também serão realizadas audiências públicas para a elaboração do Plano. O Plano deverá fundamentar e orientar a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos.




Grupos debatem temas