23 abril, 2014

Troca de saberes marca cursos de GAPA em Queimadas, Nordestina e Cansanção


Agricultores/a da comunidade Baixa da Égua/Queimadas

A APAEB Serrinha realizou neste mês de abril os cursos Gestão de Água Para Produção de Alimentos-GAPA nos municípios de Queimadas, Nordestina e Cansanção. O curso é uma das ações prevista no Programa Uma Terra Duas Águas (P1+2), iniciativa da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) e tem como financiador o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e como entidade executora a APAEB Serrinha.


Em Queimadas o curso foi realizado na comunidade de Baixa da Égua, em Nordestina na comunidade de Serrote, e em Cansanção na comunidade de Estrelinha.

No total foram capacitadas mais de 70 famílias que já estão prontas para receber as tecnologias sociais de captação de água para produção.
Comunidade Estrelinha/Cansanção
Durante o curso os agricultores e agricultoras conhecem mais a fundo as tecnologias que irão receber, como Cisterna-Calçadão, Cisterna-enxurrada, Barreiro-Trincheira e Barragem Subterrânea, técnicas de manejo de água, diferentes tipos de cultura, tipos de adubos para diferentes tipos de solo, entre outros, como também assuntos permeiam a agroecologia, segurança alimentar e nutricional, além da troca de saberes que contribui grandemente para o sucesso do curso.

‘’Estou achando tudo muito interessante. Estou aprendendo coisas novas que com certeza irão contribuir para o aproveitamento da nossa cisterna’’, declarou Mauro Ferreira Santana, da comunidade de Estrelinha em Cansanção.

 Ainda para Mauro, a conquista de uma das tecnologias do Projeto só irá melhorar a vida dele e da família. ‘’É uma enorme satisfação e felicidade em receber um projeto desse na minha propriedade. Em poder ter um lugar apropriado para captar as águas que se perdem. Era um sonho que agora se tornar realidade. Agora com a cisterna vou poder plantar diversos tipos de plantas, como hortaliça, legumes, e com isso vai diminuir os gastos e vamos consumir algo natural’’.

Serrote/Nordestina

A APAEB Serrinha em parceria com a ASA e o BNDES vai entregar até o mês de novembro do presente ano, 320 tecnologias nos municípios de Cansanção, Queimadas e Nordestina, distribuídas em 12 comunidades.