15 abril, 2014

Apaeb Serrinha capacita jovens multiplicadores para o projeto Cantinho da Produção

A APAEB Serrinha realizou nos dias 11 e 12 deste mês o curso de capacitação dos jovens multiplicadores de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER do Projeto Cantinho da Produção. O curso foi realizado na sala de reunião da ASCOOB Sisal, aqui em Serrinha e teve como monitores: Moisés Inácio Rios, Coordenador de um dos projetos executados pela APAEB, Luiz Lisboa, funcionário do Movimento de Organização Comunitária - MOC e colaborador da APAEB e o Orientador Educacional da ASCOOB Sisal, Edney Sacramento, além da presidente da APAEB Serrinha, Ivoneide Santos e de representantes da Secretaria Municipal de Agricultura - SEAGRI e os 10 jovens selecionados para esta primeira etapa do Projeto.
No primeiro dia do curso, Moisés Inácio apresentou para os jovens agricultores (a) o módulo: Convivência no Semiárido, Agricultura Familiar, Segurança Alimentar e Nutricional. No dia seguinte por Seu Luiz Lisboa e Edney Sacramento foi passado o módulo: Cooperativismo e Associativismo. O curso ainda terá mais dois módulos: o módulo com as temáticas: Segurança Alimentar e Nutricional e por fim o terceiro módulo que se dará em campo, através de intercâmbios, onde estes jovens colocarão em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da vida deles e os que aprenderam durante os primeiros módulos da capacitação.

O Projeto

Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com APAEB Serrinha e ASCOOB Sisal o Cantinho da Produção tem como finalidade a implementação e apoio ao desenvolvimento dos setores produtivos nas áreas da agricultura, da indústria, do comercio e dos serviços, em harmonia com as políticas de preservação e proteção ambiental do município de Serrinha. Desta forma, o projeto será voltado para o incentivo à organização dos agricultores familiares em associações cooperativas de maneira que possam ser trabalhadas as cadeias produtivas locais contribuindo assim com o desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar com foco na Agroecologia.
Neste primeiro momento, o projeto irá atender 60 famílias distribuídas em 16 comunidades rurais, que serão acompanhadas por 10 jovens multiplicadores.
De acordo com a presidente da APAEB Serrinha a prioridade neste primeiro momento é o acompanhamento de famílias que já possuem tecnologias sociais de captação de água para produção e que já produzem.
Além de uma bolsa auxílio que receberão, os jovens selecionados terão também com suporte técnico da APAEB Serrinha e da SEAGRI.

O contato com a realidade local, a socialização com o contexto do município de Serrinha e com a realidade de muitos agricultores (a) que dependem da Agricultura Familiar, torna o projeto uma oportunidade de carreira, como comenta a presidente da APAEB Serrinha, Ivoneide Santos.

‘’através deste projeto, quem sabe não consigamos despertar nesses jovens o interesse pela área, pelo contato com a terra, de lidar realmente de fato com a terra. (sic) Quem sabe futuramente não estaremos formando técnicos agrícolas, agrônomos, enfim vários profissionais deste meio’’.

A presidente ressaltou ainda a importância de mais este passo que a APAEB Serrinha está dando, onde um dos objetivos do projeto é despertar o interesse desses jovens aos assuntos voltados a Agricultura Familiar, e trabalhar a questão que é sim possível viver no seu meio de origem com dignidade.

‘’a gente tem que ingressar cada vez mais jovens nestes movimentos. A partir desse projeto, este jovem perceberá a importância da Agricultura Familiar e todas as questões que a cerca. E para isto a APAEB Serrinha,juntamente com os seus parceiros,tem se empenhado bastante,tem levantado esta bandeira. Tenho certeza que vamos colher bons resultados, tanto para os agricultores envolvidos no processo, como para as entidades executoras e principalmente para esta parcela de jovens envolvidos’’.
Para Fabrício Silva,Técnico Agrícola e Gestor Ambiental do município de Serrinha essa iniciativa vai gerar além de renda, desenvolvimento para o município de Serrinha.

‘’Serrinha só tem a ganhar. Será visível o aumento da renda das famílias. Serão mais mercadorias circulando no comércio de Serrinha. Será com certeza ótimo economicamente para o município e consequentemente para todos que estão incluído neste processo’’.


 O cantinho da Produção terá a duração de um ano e atuará a princípio nas comunidades do Alto Alegre, Vertente, Camiranga, Recanto, Mandacaru I, Subaé, Boa Vista II, Mombaça, Alto de Fora, Salgado, Flores, Canto, Saco do Moura, Lagoa do Curralinho, Tebaia.