11 abril, 2014

Comissões Municipais e equipe do P1+2 planejam as ações do programa

Durante a nova fase de execução do Programa Uma Terra e Duas Águas serão construídas 303 tecnologias sociais de convivência com o semiárido

No centro, Tereza Rocha, diretora da APAEB.
Nos dias 08 e 09 de abril se reuniram no auditório da ASCOOB Serrinha os membros das Comissões Executivas Municipais de Recursos Hídricos e a equipe técnica do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da APAEB Serrinha. Estiveram presentes os membros dos municípios de Serrinha, Capela do Alto Alegre e Teofilandia que estão participando dessa etapa do programa.

A capacitação teve como objetivo discutir com as comissões os critérios de seleção das famílias, focando na importância delas se enquadrarem em alguns aspectos, como o perfil 70, ou seja, as famílias que sobrevivem abaixo da linha da pobreza; fazer parte do Programa Brasil Sem Miséria do governo federal,  possuir primeira água, entre outros critérios. 

Outro objetivo da capacitação foi o planejamento das atividades a serem executadas junto às comissões.  Na abertura da atividade os participantes se apresentaram e trouxeram as expectativas para a continuação dos trabalhos com as famílias. 

Comissões e equipe técnica planejaram as ações do P1+2


Após esse momento, houve a exposição dos critérios de avaliação e o debate de como melhor aplicá-los a fim de realizar a seleção das famílias de forma atender as que mais precisam.A tarde os participantes realizaram um trabalho em grupo para ampliar a discussão. 


No dia 09, os participantes se dedicaram a discutir o planejamento das ações junto aos animadores e a coordenação do Programa. 

Continuidade das ações - As ações do P1+2, programa da ASA desenvolvido em parceria com as entidades que a compõem, a  exemplo da APAEB Serrinha, terão continuidade nos anos de 2014 e 2015 com o apoio financeiro do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). 

Serão implentadas 303 tecnologias de captação de água da chuva para a produção de alimentos nos municípios de Capela do Alto Alegre, Serrinha e Teofilândia. Entres as tecnologias que serão construídas estão o barreiro trincheira, a barragem subterrânea, a cisterna-calçadão e a cisterna de enxurrada.Este municípios já participaram das ações do programa nos anos anteriores, porém, o desafio das organizações é universalizar o acesso à água de produção nesses lugares.