08 abril, 2014

Apaeb Serrinha realiza capacitação de pedreiros na comunidade de Lagoa do Frade, em Cansanção


A APAEB Serrinha realizou nos dias 26 de março a 05 de abril a capacitação de pedreiros na comunidade de Lagoa do Frade no município de Cansanção. A capacitação faz parte de uma das ações que esta dentro do Programa Uma Terra Duas Águas da Articulação no Semiárdio Brasileiro (ASA).
A finalidade da capacitação é desenvolver habilidades e técnicas dos pedreiros para construção de tecnologias que captem água da chuva, no caso das cisternas-calçadão e a enxurrada. Instruídos por pedreiros já experientes na construção dessas tecnologias, 08 aprendizes foram capacitados durante o curso e estão aptos a construir qualquer implementação que esteja dentro do Projeto, como assegura um dos instrutores do curso, Seu Vicente de Almeida.
‘’foi muito proveitoso. Nem só para mim, mas para os aprendizes que estão tendo a oportunidade de aprender algo novo. São esforçados, querem aprender. Posso assegurar que estes aprendizes estão preparados para construir qualquer tipo de cisterna’’.
Durante o curso de pedreiros estão sendo construídas 13 cisternas, e capacitados 08 aprendizes, o que para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Cansanção, Alex Ferreira, é um grande salto, e que já é possível ver no olhar dos agricultores e agricultoras a felicidade de ver as primeiras cisternas sendo construídas e que o sindicato estará pronto para dá todo o suporte técnico necessário a estes agricultores e agricultoras.

‘’enquanto representante da agricultura familiar que sou me sinto muito feliz em ver os nossos agricultores (a) felizes. Este projeto é um projeto de libertação, pois daqui para frente esses agricultores (a) vão depender exclusivamente da vontade de Deus para armazenar água nas cisternas e continuar produzindo e consequentemente melhorando a produção e para isto o Sindicato de Cansanção vai estar á disposição com todo suporte técnico para acompanhar de fato e orientar esses agricultores (a) neste importante passo’’.

Lagoa do Frade vai receber 32 tecnologias das 105 destinadas ao município de Cansanção. A comunidade e equipe se preparam para receber nos próximos dias o curso Sistema Simplificado de Água Para Produção de Alimentos- SISMA e nesta terça-feira (08/01) acontece o curso Gestão de Água Para Produção de Alimentos (GAPA) na comunidade de Estrelinha, também em Cansanção, onde serão capacitadas 25 famílias.