07 abril, 2014

APAEB Serrinha inicia mais uma etapa do P1+2

Através da renovação do convênio com o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a APAEB Serrinha começa uma nova fase de implementação de tecnologias sociais para captação e armazenamento de água da chuva.

De acordo com o Coordenador dessa etapa, Silvaney Santiago, 303 famílias nos municípios de Capela do Alto Alegre, Serrinha e Teofilândia serão contempladas com cisternas calçadão e enxurrada, barreiros trincheira, barragens subterrâneas e quintais produtivos.

Como primeira atividade do projeto será realizada amanhã e depois (08 e 09), a capacitação das Comissões de Recursos Hídricos dos municípios atendidos. As Comissões desempenham papel fundamental na realização das ações, tendo como atribuições a orientação para a seleção de famílias beneficiárias e a definição de estratégias para a atuação dos técnicos. O encontro acontece no auditório da ASCOOB Sisal, em Serrinha.

Missão cumprida

No final do mês de março a APAEB Serrinha concluiu etapa do P1+2, realizada através da parceria com a ASA Bahia e Petrobrás. Ao todo foram construídas 288 tecnologias entre cisternas calçadão e de enxurrada, barragens subterrâneas e barreiros trincheira, além de implantados quintais produtivos, como forma de contribuir para a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional dos beneficiários nos municípios de Serrinha, Água Fria e Conceição do Coité.

Para comemorar o final das atividades, técnicos da APAEB Serrinha, representantes de entidades locais e famílias atendidas pelo P1+2 de Conceição do Coité se reuniram no dia 29 de março, em Conceição do Coité na comunidade de Barrocão. 

comunidade reunida para comemorar finalização do projeto
Durante o encontro os beneficiários se dividiram em grupos para avaliar as ações do projeto, apontando falhas e pontos positivos. Os participantes também fizeram sugestões para melhoria das ações. Um dos pedidos da comunidade foi a ampliação do número de tecnologias em Conceição do Coité, que vem sendo duramente castigada pela seca dos últimos anos. Nessa etapa o P1+2 atendeu as comunidades de Bandiaçu, Salgadália, São João e regiões próximas dessas localidades. Ao todo foram construídas 92 tecnologias no município.

Ainda durante o evento foi feita a inauguração simbólica da Cisterna Calçadão, do agricultor Emídio Antonio Moreira. Contente com a chegada da cisterna, ele declarou que seu desejo é que outros agricultores também sejam contemplados.


                                        



O Conselheiro Fiscal da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), Urbano Carvalho, fez uma retomada histórica do trabalho da ASA e das entidades que atuam no semiárido, em parceria com o governo, para a implantação de cisternas e outras tecnologias. Ele enfatizou a importância dessas ações para a melhoria de vida no semiárido e promoção da autonomia dos agricultores.




De acordo com Silvaney Santiago, além de beneficiar agricultores, o P1+2 ajudou a movimentar a economia local, injetando dinheiro no município através da compra de material de construção, alimentação, combustível e pagamento de pedreiros. Silvaney agradeceu o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité (Sintraf Coité) e da Comissão de Recursos Hídricos do município, representada por Hilda Mercês, parceiros para o desenvolvimento das ações no município.  
  

A diretora da FETRAF-BAHIA, Eliana Lima, lembrou que as cisternas trazem a oportunidade de alimentação saudável e geração de renda e sugeriu aos agricultores que, a partir da produção de alimentos, tentem acessar outras políticas públicas destinas a Agricultura Familiar.






Para finalizar o evento a comunidade, com apoio do comércio local, organizou uma festa com direto a comida, bebida e a animação do Grupo Juventude Musical, formado por músicos da localidade.