04 abril, 2014

Agricultores (a) constroem canteiros econômicos e visitam aviário durante o curso SISMA na comunidade de Deus Dará

Famílias capacitadas
Durante os dias 01 a 03 de abril foi realizado na comunidade de Deus Dará, no município de Nordestina o primeiro curso Sistema Simplificado de Água para Produção de Alimentos-SISMA do Programa Uma Terra Duas Águas|BNDES(P1+2). O programa tem a parceria da Articulação no Semiárido (ASA), apoio do Banco de Desenvolvimento Nacional Econômico e Social (BNDES) e tem como entidade executora a APAEB Serrinha.

Além das 26 famílias que participaram do curso, três jovens estagiários da Escola Família Agrícolas do Sertão, de municípios vizinhos, participaram do curso. Debateram assuntos pertinentes aos temas discutidos e contribuíram com o desenvolvimento do curso. 

No primeiro momento o instrutor do curso, Cláudio Silva relembrou alguns momentos do GAPA, que aconteceu a pouco mais de um mês, e na sequência mostrou para os presentes técnicas de convivência com o semiárido, como a hidroponia de forragem, diversos tipos de compostagem, entre outros. Em seguida foi apresentado o canteiro produtivo e suas vantagens, o qual foi produzido no quintal do agricultor Seu Alberto Carneiro, que já está com a cisterna concluída. Durante a construção do canteiro, agricultores e agricultoras puderam sanar dúvidas existentes sobre como economizar água, sobre diferentes tipos de adubos orgânicos, como cultivar diferentes tipos de culturas, e conscientização ambiental, já que a maioria dos recursos utilizados na construção eram reciclados. Além da troca de experiências que surgiam naturalmente na medida em que as informações eram passadas.
Canteiro econômico
Para o instrutor do curso, Claudio Silva a escolha de um canteiro econômico irá proporcionar ao agricultor e agricultora uma produção significativa utilizando pouca água. Foi por esta ótica, de economizar água, de fazer um gerenciamento consciente e significativo que em conjunto as famílias construíram outro canteiro, desta vez, por capilaridade e ao redor da cisterna da D.Rosa Anália Viana. Em seguida plantaram mudas utilizando a técnica da batata-salvação, técnica que não necessitam o uso de muita água, mas que funciona,além de desenvolverem uma hidroponia,técnica que possibilita a multiplicação da germinação de sementes a curto prazo e serve de alimento para diferentes tipos de animais,esta, para  alguns presentes já não era algo novo,pois já aplicavam nas propriedades deles.

Era visível a alegria dessas famílias em estar participando do curso, pois para elas era a oportunidade de somar aos conhecimentos que eles já tinham como agricultor (a), e também a chance de descobrir algo novo que com certeza eles iriam aplicar nos quintais, como diz D. Rosa Amália Viana.

Canteiro econômico por capilaridade e hidroponia
‘’esse curso tá sendo maravilhoso, não achei que algo conseguisse ser melhor que o outro que a gente teve. A gente está botando em prática muita coisa que aprendemos, e o bom é que tiramos as dúvidas na hora de fazer. Sem contar que ao redor da minha cisterna já tenho um canteiro por capilaridade, e a ração para as minhas galinhas, que vai surgir da plantação dessas sementes, (hidroponia)e em poucos dias,tudo produzido durante o curso’’.

Das 26 famílias que receberam as tecnologias a maioria delas optou por criar galinhas. Visando conhecer melhor uma das práticas escolhida, o instrutor levou as famílias para conhecer um aviário de galinhas, que fica na comunidade de Lagoa da Baixa, no município de Cansanção. O aviário é do agricultor Elbi Fernandes, o qual já tem uma experiência de mais de cinco anos na criação dessa ave.
A alegria, a curiosidade, a vontade de conhecer ao fundo cada detalhe dessa criação estava estampada no rosto de cada agricultor (a). Na visita puderam observar que criar galinhas não é apenas jogar milho no terreiro, vai muito, além disso, e requer muita dedicação. Movidos pelo interesse fizeram todos os questionamentos possíveis, tiraram dúvidas e muitos saíram de lá com a certeza que realmente é na criação de galinhas que querem investir, como assegura D.Zilanda Santana.

Aviário de galinhas
“eu nunca tinha visto um aviário de galinhas, só na televisão. Tive a certeza que é nisso que quero investir, e tenho certeza que tendo muito zelo, e aplicando todas as dicas que Seu Elbi e que os cursos nos passou(sic) irá dar certo. Vou ser uma criadora de galinhas”, reforçou D. Zilanda.

A comunidade de Deus Dará recebeu 26 tecnologias sociais, das 144 destinadas ao município de Nordestina. Hoje já foram entregues mais da metade destas cisternas, e as demais estão em fase de conclusão. Nos próximos dias o Programa Uma Terra Duas Águas (P1+2)|BNDES chega à comunidade de Serrote, onde nos dias 08 a 09 de abril acontece o curso GAPA.