01 abril, 2014

Agricultores de Serra Preta comemoram resultados do Mais Água

Como forma de apresentar os resultados já alcançados com as tecnologias implantadas pelo Mais Água, agricultores das comunidades de Bom Jesus e Cazuzão, em Serra Preta, receberam, na última quinta (27), moradores de comunidades vizinhas para um intercâmbio de experiências. 

Durante o encontro os visitantes conheceram propriedades de quatro beneficiários, contemplados com cisternas enxurrada, e conversaram sobre as técnicas utilizadas para plantio, o uso sustentável da água e os primeiros resultados do projeto. O evento foi organizado pelos agricultores com apoio de Animador, Márcio Gilnário. A cada visita o grupo era recebido com empolgação.

Para Dona Estelita Conceição, da comunidade de Bom Jesus, cuidar da horta é uma terapia. Ela garante que está muito feliz por ser uma das contempladas pelo Mais Água, em Serra Preta.  


A agricultora Célia Souza da Silva festeja os bons resultados. Satisfeita, ela diz que agora planta a saúde da família.  

O casal David Jesus e Irene Santos, da comunidade de Cazuzão, comemoram os resultados. Dona Irene conta que diversificou a produção, plantando hortaliças e árvores frutíferas e afirma que a APAEB Serrinha e o Mais Água mudaram a vida da família. 

Para a diretora de Políticas Agrícolas, Agrárias e Meio Ambiente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Preta, Milena Buraem, os resultados positivos do Mais Água servirão de incentivo para que outros agricultores do município comecem a produzir.  


O agricultor Benedito Oliveira, conta que em pouco mais de dois meses sua renda aumentou com a venda do coentro, produzido nas hortas econômicas. Ele iniciou o cultivo no mês janeiro com apenas 3 canteiros, hoje trabalha com nove, e revela animado que pretende produzir muito mais.


Realizado em parceria com a Articulação Semiárido (ASA Bahia), o Mais Água é financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia (SEDES), com recursos dos governos estadual e federal. Atuando nos municípios de Anguera, Feria de Santana, Ipecaetá, Ipirá, Serra Preta e Tanquinho, o Mais Água finaliza, ainda no primeiro semestre de 2014, a construção de 651 tecnologias sociais para a captação e armazenamento de água da chuva e a implantação de 100 quintais produtivos. 

A meta é que todas as famílias atendidas tenham capacidade para produzir hortaliças, frutas e verduras para consumo próprio e comercialização da produção excedente, como forma de promover segurança alimentar e nutricional e geração de renda.