16 maio, 2013

APAEB Serrinha amplia captação de água para produção de alimentos com apoio da Petrobrás

Uma ação conjunta, envolvendo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Petrobrás, Associação Um Milhão de Cisternas Rurais para o Semiárido Brasileiro (AP1MC) e entidades filiadas a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), vai garantir a construção de 20 mil sistemas de captação e armazenamento de água para produção em 210 municípios do Semiárido.

A APAEB Serrinha é uma das entidades selecionadas e vai construir cisternas calçadão, cisternas de enxurrada, barreiros trincheira familiar e barragens subterrâneas nos municípios de Serrinha, Água Fria e Conceição do Coité.


De acordo com a tesoureira da entidade, Tereza Rocha, serão construídas 278 tecnologias de captação e armazenamento de água da chuva, com o objetivo de promover o desenvolvimento rural, estimular a geração de renda e garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias agricultoras atendidas.


Tereza Rocha comemora a iniciativa. “É prazeroso ver que empresas nacionais se interessam em apoiar a implantação de tecnologias sociais de convivência com o semiárido, estimulando a organização do processo de produção da agricultura familiar para consumo e comercialização do excedente, com foco na agroecologia e segurança alimentar e nutricional. Espero que esse apoio incentive outras empresas a apostarem nas entidades da sociedade civil que realizam ações dessa natureza, nos apoiando a empoderar agricultores e agricultoras familiares do semiárido", declara..


Para a execução do projeto serão capacitados pedreiros em técnicas de construção destinadas à captação de água da chuva. O projeto tem duração prevista de 12 meses.