12 maio, 2013

APAEB Serrinha capacita famílias beneficiárias do Mais Água em Tanquinho


A comunidade de Noventa, no município de Tanquinho recebeu nos últimos dias 8 e 9, a oficina de Gestão da Água para Produção de Alimentos (GAPA). Destinada às famílias beneficiárias do Projeto Mais Água, a atividade também contou com a participação de membros da comissão de recursos hídricos do município e lideranças comunitárias.

Ao todo 32 pessoas foram capacitadas sobre convivência com o semiárido e gestão da água para produzir alimentos, como forma de garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias atendidas.
O animador Edmilson Bernardino apresenta as tecnologias aos agricultores
Durante o evento os participantes conheceram melhor as tecnologias que serão implantadas pelo projeto, assistiram e debateram filmes sobre a agricultura familiar e o uso sustentável da água da chuva, além de discutir os principais desafios para a convivência com o semiárido. Nos próximos dias serão iniciadas as obras para a construção de barreiros trincheira, cisternas de produção, limpeza de aguadas e outras tecnologias previstas pelo projeto.

Através do Mais Água serão atendidas  885 famílias de agricultores familiares dos municípios de Anguera, Feira de Santana, Ipecaetá, Ipirá, Serra Preta e Tanquinho. Serão realizadas obras para a construção de tanques de pedra, barragem subterrânea, cisterna enxurrada, barreiros trincheira familiar e comunitário, limpeza de aguada, além da implementação de bombas d'água popular (BAP) e quintais produtivos. 

O Projeto é uma parceria entre a APAEB Serrinha e a Articulação do Semiárido (ASA), financiada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), com recursos dos governos estadual e federal.