17 abril, 2013

APAEB Serrinha e MOC promovem capacitação para equipes do P1+2 e Mais Água


Durante três dias de atividade técnicos do Projeto Mais Água e do Programa uma Terra e Duas Águas (P1+2), tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre técnicas de convivência com o Semiárido, Segurança Alimentar e Nutricional e o processo de implantação de estruturas hídricas para captação, armazenamento e uso sustentável de água da chuva como, por exemplo, barreiro trincheira, barragem subterrânea, cisternas de enxurrada e calçadão, tanque de pedra e bomba d’água popular (BAP).











Além de debater o conteúdo de vídeos e textos apresentados, os participantes visitaram propriedades em comunidades de Serrinha, para conhecer de perto algumas das tecnologias de captação de água da chuva. Na visita foram debatidas questões como critérios para análise da propriedade, escolha da melhor tecnologia e estímulo à produção de hortas, como forma de promover Segurança Alimentar e Nutricional e geração de renda.



O Agricultor Familiar da comunidade de Canto, Adriano de Jesus Carvalho, contemplado pela APAEB Serrinha através do P1+2, contou que depois da construção da barragem subterrânea em sua propriedade, a seca não é mais motivo para não plantar. Ele revelou que o seu sustento vem da venda de quiabo, maxixe e outras hortaliças.



A Técnica Agrícola do MOC, Tainá de Lima Matos, se emocionou ao lembrar que no passado sua família foi contemplada com uma cisterna, o que possibilitou uma mudança de vida. Ela destacou que além de implantar as tecnologias no campo, os técnicos dos dois projetos tem a função de ajudar a realizar sonhos de agricultores e agricultoras familiares, que esperam pela água para produzir.



Promovida pela APAEB Serrinha e Movimento de Organização Comunitária (MOC), a atividade aconteceu entre os dias 9 e 11 de abril.  

Os projetos Mais Água e P1+2 são executados pela APAEB Serrinha e MOC, através de convênios com os governos federal e estadual. 

Conheça algumas das tecnologias que serão implantadas.

Barreiro Trincheira Familiar

Cisterna Calçadão

Bomba D´água Popular (BAP)