22 março, 2013

Dia Mundial da Água: APAEB Serrinha apresenta ações de convivência com o Semiárido

Plenária da Audiência pública (Câmara de Vereadores de Serrinha)


Tereza Rocha 
Em audiência pública sobre o Dia Mundial da Água, realizada hoje (22) na Câmara de Vereadores de Serrinha, a Tesoureira da APAEB Serrinha, Tereza Rocha, apresentou as ações que a entidade vem desenvolvendo no município, para a promoção da melhoria de vida dos agricultores e agricultoras familiares. 

A Tesoureira informou que desde a sua fundação, em 1999, a APAEB Serrinha vem implementando projetos para a construção cisternas de consumo e produção, barragens e outras estruturas para captação e armazenamento de água da chuva, além de capacitar famílias sobre a convivência com o Semiárido e o uso sustentável da água.

A seca e os caminhos para conviver com os longos períodos de estiagem, que o município e o Território do Sisal enfrentam regularmente, foram os temas mais abordados durante a audiência.


Mesa de abertura da Audiência
Domingos Magalhães Neto
O Gerente regional da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) de Serrinha, Domingos Magalhães Neto, lembrou que as secas são recorrentes e por esse motivo é fundamental repensar a convivência com a estiagem, através da educação para o gerenciamento dos recursos hídricos e a implementação de projetos estruturantes que garantam o acesso a água no futuro.

Alguns dos encaminhamentos são, promover sessões itinerantes da câmara, como forma de aproximar vereadores e população do município, construir um plano municipal de saneamento e criar uma rede de parlamentares que debatam a gestão dos recursos hídricos no Território do Sisal.