Desenhos:Água, vida e Alegria no Semiárido! |
Um caderno pedagógico e uma série de oito desenhos animados irão contribuir para que alunos e professores - sujeitos que inspiraram a produção dos materiais- , tenham uma aula diferente. O objetivo das produções é reunir as práticas já existentes, e trazer uma reflexão teórica e metodológica que sirva de subsídio para ações pedagógicas na perspectiva da educação contextualizada e da convivência com o semiárido.
Durante o evento, educadores, alunos, representantes da sociedade civil e gestores públicos assistiram a um episódio da série “Água, Vida e Alegria no Semiárido”, produção realizada pela Articulação do Semi-árido Brasileiro (ASA) e MOC com apoio do Canal Futura.
Na ocasião, alunos da Comunidade Ponto Novo, situada no município de Riachão do Jacuípe e o professor Reginaldo Miranda de Souza, fizeram apresentação musical e repente em homenagem ao lançamento. A turma e o professor foram a grande inspiração para os personagens da série, construídos a partir dos desenhos das crianças.
Para Reginaldo, a experiência significou aprendizado e uma mudança positiva na autoestima dos alunos. “ Foi uma experiência maravilhosa, emocionante. Influenciou no aprendizado dos aluno e no meu também. Trouxe conhecimento e valorização da idéia de que é possível viver bem no semiárido, evitar o êxodo. Esses desenhos foram uma guinada na autoestima dos alunos e no trabalho com o meio ambiente”, enfatizou Reginaldo Miranda.
Professor Reginaldo e seus alunos |
Um trabalho de muitas mãos- A partir da ação de projetos como Conhecer, Analisar e Transformar (CAT), Baú de Leitura e outros, uma perspectiva diferente de educação foi sendo construída ao longo dos anos. Com a intervenção de educadores, coordenadores, equipe de Educação do Campo do MOC, gestores, a concepção e a prática da educação contextualiza foi ganhando novos elementos e se ampliando.
Caderno I "Construindo Saberes para Educação Contextualizada" |
O resultado disso pode ser conferido no Caderno I, “ Construindo Saberes para Educação Contextualizada”, que surge com o objetivo de divulgar essa experiência e contribuir para o trabalho dos muitos educadores/as, como afirma Vera Carneiro, coordenadora da equipe de Educação na abertura da mesa em que o material foi apresentado. “ Não se encontrava materiais contextualizados sobre a nossa realidade. A partir da necessidade de trabalhar nessa perspectiva, levando em consideração nossa cultura e identidade, professores reivindicaram que algo fosse produzido nesse sentido. Portando esse trabalho foi uma construção coletiva, das formas de trabalhar o conhecimento valorizando os saberes, questões envolvendo o semiárido”, ressaltou Vera Carneiro.
Também, na mesa-abertura, juntamente com representantes da Resab, Contag, Secretária de Educação do Estado e MOC, Agnaldo Rocha, coordenador da ASA-BA falou da importância do material.“ A missão da ASA é possibilitar a construção do saber nas comunidades do semiárido, é a concretização do saber de forma coletiva. A criança tem que começar o aprendizado da terra onde está, do seu chão, para depois partir para o mundo, alçar grandes vôos. Não considero apenas uma vitória do MOC, mas de todas as entidades que vão ter um instrumento como esse, para nós é motivo de grande alegria” ressaltou Agnaldo Rocha. O evento foi encerrado com contação de histórias e música.