11 agosto, 2010

Bomba malhação é apresentada durante Curso de Sistema Simplificado de Produção


No município de Macajuba, agricultores e agricultoras familiares participam de 09 a 11 de agosto do curso de Sistema Simplificado de Produção de Alimentos realizados pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). O objetivo é aprimorar os conhecimentos existentes na área de produção de alimentos em pequenas propriedades valorizando os seus saberes dos agricultores e apresentando novas técnicas.

Micro-aspersor feito de palito de pirulito e arame
Uma delas é que está sendo mostrada nos cursos e que faz parte do kit que os participantes recebem. Para facilitar o processo de irrigação, faz parte dos itens uma bomba manual, conhecida como Bomba Malhação, desenvolvida pelo agricultor familiar Abelmanto Carneiro, que está presente no curso fazendo a demonstração de como utilizá-la. Além da bomba, os participantes recebem trinta metros de mangueira, cano e aprendem a fazer microaspessores.

“A bomba é feita para conviver com a natureza, utilizo garrafa pet que está jogada no meio ambiente, e os microaspersores são feitos de palito de pirulito que a gente também pode recolher facilmente no chão, além de ajudar a nós agricultores, contribuímos com a retirada desses poluentes do meio ambiente, explica Abelmanto”.

Nos dias 11, 12 e 13 de agosto o curso acontece em Boa Vista do Tupim.

Veja o vídeo com a demonstração do funcionamento da bomba malhação durante o curso.