30 abril, 2014

Presidenta Dilma Rousseff afirma que o Programa Um Milhão de Cisternas é a certeza de que se pode conviver com o semiárido


Presidenta Dilma Rousseff
Na última terça-feira, dia 29 de abril a Presidenta Dilma Rousseff, ministros e assessores visitaram a cidade de Feira de Santana-BA. O evento reuniu representantes do governo da Bahia, como o Governador Jaques Wagner e representantes locais e das regiões circunvizinhas, de entidades, como o Coordenador da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), Naidison Baptista, além de um público de mais de 8.000 pessoas.

Uma das finalidades da vinda da Presidenta é fortalecer reafirmar as parcerias existentes das ações do Governo Federal com os estados, municípios e organizações da sociedade civil, que tem incentivado programas voltados para a convivência com o semiárido. A fim disso, a chefe de Estado entregou cerca de 200 máquinas agrícolas para trabalhadores rurais, totalizando assim 1.686 máquinas só nos municípios da Bahia. A entrega foi feita a prefeitos e representantes dos municípios contemplados.


Mais de 8 mil pessoas, entre eles agricultores familiares
Para a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Tereza Campello, a vinda da presidenta Dilma a Bahia não foi para lançar projetos, mais sim para firmar ações que possibilitem a convivência do povo sertanejo com o semiárido. Ela assegurou ainda que graças aos programas já implantados, já temos grandes avanços, e o povo do sertão já consegue resistir ao período de seca, evitando assim o êxodo rural.

“Conseguimos garantir que a população conseguisse resistir nesse período de seca e conseguimos impedir que a população tivesse que sair do sertão. Dos 36 milhões de brasileiros que se mantêm fora da extrema pobreza no Brasil, 20 milhões estão no nordeste e 5 milhões e 200 mil estão aqui na Bahia. Esse evento simboliza a síntese de um conjunto de ações do governo federal”,afirmou a ministra.

A ministra ainda destacou o  Programa Um Milhão de Cisternas, como uma das ações desenvolvidas para a convivência no semiárido. O Programa é desenvolvido pela ASA  que tem o governo federal como um dos parceiros. “Estamos assinando ordem de pagamento do Programa 1 milhão de Cisternas, estamos assinando ordem de serviço para água de produção com os consórcios Portal do Sertão, Bacia do Jacuípe e Chapada Forte. Além disso, estamos assinando o edital de justificativa para contratação de 5 mil cisternas de água para beber em escolas, em parceria com o Ministério da Educação’’.

Sobre este programa a presidenta Dilma afirmou que o Um milhão de Cisternas é a certeza que é possível conviver com o semiárido de forma produtiva e digna. “Hoje, o Programa Um Milhão de Cisternas já tem 545,7 mil cisternas de água para beber, 54,7 mil tecnologias de água para produção, e até o final de 2014 teremos 750 mil cisternas de água para beber e 76 mil tecnologias de água para consumo” disse.

O coordenador da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), Naidison Baptista, foi um dos convidados da mesa e  destacou durante fala a capacidade de superação do povo do semiárido.“Um povo que era incapaz de tomar a si o seu destino vivia uma vida de combate à seca, hoje junto com os movimentos sociais e governo inverte a ordem, pois tem buscado olhar diferente para o semiárido e tem provado que esse mesmo povo é capaz, inteligente, resistente e muito criativo. E essas ações não são mostradas em papéis, são mostradas em atos”, ressaltou o também assessor do Movimento de Organização Comunitária (MOC).

Naidison Baptista, Coordenador da ASA
Naidson frisou que o semiárido está sendo contaminado pelas perspectivas e pistas de uma política de convivência como semiárido, através da parceria de sociedade civil e governo, de forma amigável, autônoma e sincera. “Nós quebramos a hegemonia da concentração da água, a água hoje está partilhada. Quando nós falamos em 900 mil cisternas, nos falamos que 4 milhões e meio de pessoas que não tinham acesso a água e que hoje desfrutam de tal direito. E muito além disso quebramos outras hegemonias: do processo do crédito, da assistência técnica de convivência com o semiárido e a implementação do Plano Nacional de Agroecologia. São marcas importantes e significativa na mudança de uma concepção e na mudança de uma política”, afirmou Baptista.

A presidente permaneceu no município toda a segunda-feira (29), e na quarta-feira (30) segue para o município de Camaçari, onde fará entrega de cisternas para municípios da região do semiárido.