30 dezembro, 2013

Vinte anos de trabalho por um Semiárido melhor

Fundada em 1993, a APAEB Serrinha comemorou ontem, 29, vinte anos de existência. Desafios e muitas conquistas fazem parte da história da entidade, que desde a sua criação desenvolve ações para a promoção da autonomia de agricultoras e agricultores familiares.

Através da execução de projetos em parceria com ONG’s, associações, empresas e órgãos dos governos federal e estadual, a entidade oferece serviços de assistência técnica e extensão rural, além de orientar permanentemente grupos produtivos e jovens sobre a organização para a comercialização e o acesso a políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Atualmente são executados os projetos Mais Água e P1+2, direcionados a captação e armazenamento de água da chuva e produção de alimentos. Também são realizadas ações de assistência técnica no município de Barrocas, através do Prosperar e desenvolvidas atividades em parceria com o Movimento de Organização Comunitária (MOC) e a associação ActionAid.

Para o Coordenador do projeto Mais Água, Valdir Ferreira, a atuação da entidade na Região do Sisal potencializa forças locais e produz experiências exitosas, principalmente de convivência com o semiárido. Valdir acredita que, acima de tudo, o trabalho da APAEB Serrinha é um exemplo de motivação para homens e mulheres do campo. “Se a APAEB Serrinha não existisse seria muito seria muito mais difícil articular ações desta natureza”, afirma.

De acordo com a presidenta da entidade, Ivoneide Santos, a busca por parcerias não para e revela que novos projetos serão iniciados em 2014.

Conhecendo os projetos

Ainda no primeiro semestre de 2014 o Projeto Mais Água vai finalizar a construção de 651 estruturas hídricas nos municípios de Anguera, Feira de Santana, Ipecaetá, Ipirá, Serra Preta e Tanquinho.

Serão 885 famílias de agricultores contemplados com cisternas de produção, barragens subterrâneas, barreiros trincheira e tanques de pedra, além da instalação de três bombas d’água e  limpeza de aguadas. Também serão implantados 100 quintais produtivos.

A meta é que todas as famílias atendidas tenham capacidade para produzir hortaliças, frutas e verduras para consumo próprio e comercialização da produção excedente, como forma de promover a segurança alimentar e nutricional e geração de renda.

Realizado em parceria com a Articulação do Semiárido (ASA), o Mais Água é financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia (SEDES), com recursos dos governos estadual e federal.

P1+2

Também fruto da parceria com a ASA e contando com reforço da Petrobrás, o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), é mais uma das iniciativas da APAEB Serrinha para garantir o acesso à água e o fortalecimento da produção no Semiárido.

Através da construção de tecnologias para captação de água da chuva e da orientação para o manejo sustentável da água e da terra, o P1+2 tem como objetivo promover o acesso a água para produção, a promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda para os beneficiários.


São atendidos pelo P1+2 os municípios de Serrinha, Água Fria, Conceição do Coité, Ichu e Riachão do Jacuípe.

Durante a execução dos dois projetos, são capacitados pedreiros em técnicas de construção destinadas à captação de água da chuva. As famílias também recebem formação através das oficinas de Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos (GAPA) e Sistema de Manejo Simplificado de Água (SISMA).