10 março, 2013

APAEB Serrinha é parceira do Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Inaugurado no último sábado (9), o 1º Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia, é o mais novo centro de comercialização de produtos da Agricultura Familiar do Território do Sisal. Localizado na BR – 116 em Serrinha, o espaço compreende supermercado, lanchonete, refeitório e salão para formação com capacidade para 50 pessoas.

Para a secretária da APAEB Serrinha e diretora da Arco Sertão, Gildete Pereira,o Armazém é o espaço que faltava para que os agricultores (as) familiares pudessem vender seus produtos para o público em geral. “Esse é um espaço muito importante, porque um dos grandes gargalos era ter um espaço, além do PAA e PNAE, onde os agricultores e agricultoras pudessem comercializar seus produtos, e aqui os produtos serão vendidos todos os dias”, destaca.

A secretária enfatizou que novos desafios surgirão com a implantação do Armazém, a exemplo da gestão e abastecimento do espaço. Para ela, investir na organização dos grupos é fundamental. 

Gildete informou que a APAEB também atua no Armazém, fornecendo café da manhã, almoço e jantar, para o refeitório.

De acordo com a Diretora da Arco Sertão, entidade Gestora da Central, Eleneide Alves,  o Armazém é uma conquista para os agricultores (as) familiares, que agora têm endereço certo para vender sua produção. Ela informou que 45 empreendimentos comercializam produtos de vários municípios do Estado e que o papel da Central é organizar a comercialização desses grupos, destacando que já existem negócios à vista. “Já temos várias licitações pré-agendadas para participar, isso garante que grupos que não estavam vendendo em seus municípios, possam fornecer para a Central”, enfatiza Eleneide.  
O Armazém é apoiado pelos Governos Estadual e Municipal de Serrinha. A experiência será replicada em outros 5 territórios da Bahia.

PAA - Programa de Aquisição de Alimentos
PNAE - Programa Nacional da Alimentação Escolar 

Tereza Rocha (Diretora da APAEB Serrinha) compra produtos da Agricultura Familiar
Valdir Alves (Técnico da APAEB Serrinha) e
Tereza Rocha , visitam Supermercado.