18 abril, 2011

Famílias agricultoras aprendem a gerenciar água para produção de alimentos

Entre os dias 15, 16 e 17 de abril 23 famílias beneficiadas pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), participaram do curso de Gerenciamento da Água para Produção de Alimentos. O curso aconteceu no município de Retirolândia, no Centro Paroquial e envolvendo na metodologia parte teoria e prática.


Na ocasião as famílias que estão sendo beneficiadas com a cisterna-calçadão discutiram temas como manejo do solo, o papel dos nutrientes no processo de adubação, aproveitamento da água da chuva e o cuidado com a água para produção. A parte prática aconteceu na comunidade de Baixa do Couro, na tarde do dia 16, os participantes conheceram a experiência de produção de mudas de plantas ornamentais na área da barragem subterrânea.

Jailza Oliveira, moradora da Fazenda Casa Nova, na zona rural do município é beneficiada com a cisterna-calçadão, e afirma que a atividade proporcionou troca de conhecimentos. “A falta de água é uma coisa muito presente em nossa região, no momento que somos contemplados com essa cisterna a gente tem a expectativa de melhorar a alimentação da família e a renda. É importante porque só nesses espaços que a gente troca experiências, fortalece a nossa vontade de querer produzir produtos orgânicos sem prejudicar o meio ambiente, esse curso vai servir por que a partir do momento que a nossa família é contemplada com a cisterna a gente começa seguir alguns passos que são necessários”, ressalta.

Gildato Ferreira de Santana, da Baixa do Couro, representa a associações na Comissão Executiva Municipal de Retirolândia, e fala da importância do curso. “Esse momento é importante porque é aqui que a famílias vão receber orientação de como gerir esse recurso, elas recebem orientação básica de como cuidar da cisterna. A comissão tem esse papel de acompanhar e orientar as famílias na comunidade”, afirmou Gildato Ferreira.

Atualmente o P1+2 está sendo executado em cinco municípios, que são eles Serrinha, Santa Bárbara, Retirolândia, Mairi e Andaraí. O foco da sua ação é a construção de tecnologias de armazenamento de água para produção de alimentos, como a cisterna-calçadão, a barragem subterrânea, e o tanque de pedra. No município de Retirolândia o programa irá construir 20 cisternas de produção, um tanque de pedra e duas barragens.