20 dezembro, 2010

Famílias aprendem a gerenciar água para produção de alimentos

As famílias que fazem parte do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e que estão sendo beneficiadas com a cisterna-calçadão participaram nos municípios de Serrinha, de 13 a 15 de dezembro e em Santa Bárbara de 15 a 17, do Curso de Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos. O curso teve como objetivo contribuir para que os agricultores e agricultoras familiares refletissem sobre a organização das suas propriedades e trocassem experiências sobre as práticas que cada um já desenvolve.


Dividido em parte teórica e prática, durante o curso os participantes conheceram a história da Articulação do Semi-árido Brasileiro (ASA Brasil) e do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido. Na parte prática, eles construíram juntos uma horta verão e aprenderam técnicas de adubação verde e compostagem.

Dona Nenzinha semeando o coentro na horta verão construída coletivamente na sua propriedade


Em Serrinha, o grupo esteve na propriedade de Maria da Conceição dos Santos Amorim, na Fazenda Barra Grande. No local aconteceu o momento da prática do curso. Dona Nenzinha, como é conhecida por todos, ainda não recebeu a cisterna, mais já conta que sua vida não é mais a mesma.


“Só em eu ter a certeza de que vou receber essa cisterna-calçadão já muda minha vida, pois ali já sei que vou ter minha água para plantar meu pé de laranja, meu pé de mamão, vou ter direito de ter minha lerinha de alface e de coentro, meu pé de quiabo e pimenta para alimentar a mim e meus filhos ou dar a quem precisa, ou ainda posso vender para comprar meu café, açúcar”, afirmou emocionada Dona Nenzinha.

O curso para muitos foi o momento de somar aprendizados aos conhecimentos que cada um trouxe. “Aprendi coisas que eu não sabia, conheci as pessoas, a partir de hoje eu sei como devo fazer a lera, semear a semente e como devo usar o adubo, para mim foram muitas novidades, o que eu ouvi ontem passei para meu esposo e meu filho”, afirmou a agricultora.
20 representantes das famílias participaram do curso no Centro de Saúde em Santa Bárbara


Comercialização para Alimentação Escolar - No município de Santa Bárbara serão 20 famílias beneficiadas, que estão contando com o apoio da Secretaria de Agricultura Municipal para terem a produção inserida na alimentação escolar. É o que garante Aloísio Ferreira, então secretário. “É difícil medir com palavras a importância desse programa, mais com certeza é algo que vem para beneficiar o agricultor, proporcionado água para produzir o alimento e ajudá-lo a se fixar no campo. Vamos unir isso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, aproveitando essa produção da agricultura familiar para a merenda, também vamos prestar assessoria técnica para acompanhar esse processo”, afirmou o secretário Aloísio Ferreira.


Dona Jucinéia Santos Nascimento da Comunidade Bolqueirão está sendo beneficiada e já faz planos. “Recebendo essa cisterna vai me ajudar em muita coisa, eu plantando para mim e para meu filho eu vou ter fruto sem produto químico, eu vou plantar minha horta e ter o fruto mais gostoso. A cisterna vai mudar muito a minha vida e a de todo mundo, antes eu não vendia agora eu vou consumir e vender” enfatizou animada a agricultora.