18 novembro, 2010

Portas abertas para grupos de produção

Os grupos de produção do municipio de Serrinha conquistaram mais um espaço de comercialização de seus produtos.No último dia 16 de novembro de 2010 se reuniram na sede do Sidicato dos Trabalhadores/as Rurais de Serrinha os grupos Arte Culinaria de Serrinha (GACS), Grupo de Mulheres Avicultora de Serrinha (GEMA), agricultores e agricultoras familiares para assinatura do contrato do Progama de Alimentação Escolar (PNAE), com a Prefeitura Municipal de Serrinha.Os grupos fornecerão sequilios, geléia de frutas e ovos com o objetivo de fortalecer a geração de renda das mulheres rurais e de suas familias, além de contribuir para que as crianças tenham uma alimentação saudável a partir dos principios da agroecologia.

Um dos grupos contemplado pelo projeto é o GACS que vem lutando para o fortalecimento da renda de suas componentes desde junho de 2006 tendo a assessoria do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Serrinha (MMTR), Rede de Produtoras da Bahia (RPB) Movimento de Organização Comunitária(MOC) e por meio do Projeto Mãos que Trabalham/Petrobrás.O grupo surgiu em 2006 a partir da prestação de serviço das mulheres nas atividades desenvolvidades pelos projetos em Serrinha, onde foi diagonisticado que estas mulheres poderiam desenvolver um trabalho coletivo, ampliando a linha de produção.

A proposta foi sendo amadurecida e com apoio das entidades, participação em capacitações, filiação a Rede de Produtoras, o grupo veio se articulando. Diversificando a produção, tem buscado espaço no mercado local, feiras municipal e estadual. Atualmente também fornece alimentação para eventos.

Foram muitos os desafios enfrentados, o grupo começou com 10 mulheres, porém muitas desistiram, outras foram se engajando e hoje está composto por 12 mulheres. Mais motivadas e confiantes com as oportunidades que vem surgindo, já estão produzindo sequilios, geléia, cocada de frutas, almoço típico da culinária regional, e acessando o PNAE. Beatriz Santos de Jesus, uma das integrantes do grupo conta a sua motivação em acessar estes mercados "Só com o trabalho coletivo,o empenho e participação conseguiremos alcançar os nossos objetivos, a oportunidade está ai resta segurarmos e mostrar nosso trabalho para que este seja reconhecido e valorizado" , afirma Beatriz de Jesus.