03 maio, 2010

Reivindicação e comemoração marcam o 1º de maio


Trabalhadores rurais dos municípios de Serrinha e Riachão do Jacuipe, se mobilizam para comemorar o 1º de maio, Dia do Trabalho. A data marca a conquista de trabalhadores do mundo inteiro pela redução das jornadas de trabalho, conquista de salário mínimo e outras reivindicações, por isso é sempre lembrado como um dia de luta e também de comemoração.

Na comunidade do Canto, a 14 km do município de Serrinha uma programação variada vai movimentar o dia de agricultores e agricultoras familiares. Está previsto na programação uma Feira da Agricultura Familiar, barracas com culinária regional, a montagem de um Museu com a memória da vida e da luta da comunidade, distribuição de mudas de plantas e troca de sementes nativas, maratona com premiação, corrida de jegue e apresentação teatral destacando a temática “ Acesso à água”.
Reivindicação - No municpio de Riachão do Jacuípe, as comunidades rurais são convidadas a participarem na sede da programação. Mais de 5 mil pessoas esperadas para festejar a data e também reivindicar melhorias. A abertura do dia conta com uma benção dada pelo pároco, Pe. Roberto, em seguida tem início uma passeata, pelo centro da cidade, onde os participantes irão expressar suas lutas, animados por trio elétrico e pelos cantores Passarinho e Miudinho. Durante o dia estão previstas atrações culturais e disputas de prêmio.