25 março, 2010

Oficina debate contribuições e desafios da Edução Contextualizada

Na manhã do dia 25 de março, participantes do VII EnconASA discutiram os caminhos da Educação Contextualizada no Semiárido brasileiro. O debate girou em torno das experiências visitadas no dia anterior (24), no município de Curaçá e no distrito de Massaroca, Juazeiro. Durante a oficina foi relatada cada experiência e apresentado o vídeo Cartas no Semiárido Brasileiro, que destaca o trabalho educação contextualizada do Projeto Fecundação, realizado no município de Coronel José Dias, PI.

A partir das três experiências relatadas foram refletidas as contribuições de uma proposta de desenvolvimento para o semiárido, e as dimensões e perspectivas que ainda faltam atingir. O grupo levantou uma variedade de questões, como a organização dos produtores para atender as demandas da alimentação escolar, a formação continuada de professores, a estruturação física das escolas, o convívio da família no ambiente escolar, a necessidade da comunidade se apropriar do espaço como um lugar além das atividades estudantis, e a valorização da cultura local dialogando com o global.

Além do debate estruturante, os participantes pensaram sobre a prática metodológica da educação contextualizada. Edmerson Santos Reis, professor e membro da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro, contribui para o debate refletindo que a educação contextualizada não significa apenas trocar elementos presentes no livro didático. “ Mais que isso, é construir junto com os sujeitos, uma visão de sociedade, é se perguntar que tipo de homem e mulher queremos formar, levando em consideração que contextualizar não é aprisionar o sujeito no seu lugar de origem mais dar a ele condições de dialogar com o mundo.” ressalta o professor Edmerson Reis.