25 março, 2014

Cansanção e Queimadas realizam o curso GAPA do Programa P1+2|BNDES

Comunidade,Retiro,Queimadas
Foi realizado nos dias 18 a 20 de Março, nas comunidades de Lagoa do Frade, em cansanção e na comunidade de Retiro, em Queimadas o curso Gestão de Água Para Produção de Alimentos (GAPA). O curso reuniu 50 famílias que receberão as tecnologias sociais do projeto Uma Terra duas Águas, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) e tendo com entidade executora a APAEB Serrinha.
O GAPA é a parte do projeto onde agricultores e agricultoras trocam experiências,sanam algumas dúvidas existentes sobre o projeto  e expõem os conhecimentos adquiridos ao longo da sua vida como agricultores e agricultoras.

Viveiro de mudas,em Lagoa do Frade,Cansanção
Pelos instrutores do curso Luiz Sena que conduziu o curso em Retiro, Queimadas, e Alex Silva que monitorou o curso em Lagoa do Frade, Cansanção, foi apresentado às instituições que responsáveis pelo projeto e a importância de cada uma. A fim de conhecer melhor cada tecnologia que o projeto executa, o animador itinerante apresentou cada uma delas exemplificando e socializando entre os presentes.De um lado, o instrutor Luiz Sena, passou para as famílias a importância da água para o nosso planeta, e sua gestão consciente, e sempre tendo a participação dos agricultores que se mostravam interessados no assunto, citavam exemplos como economizavam água, como fazia para driblar a seca, infinitas sugestões de consumo consciente,o debate se tornava uma troca de saberes.
Em Lagoa do Frade, em Cansanção, não foi diferente, falou-se muito em convivência com semiárido, soberania alimentar, gestão da água, entre outros fatores que norteiam este bem tão vital. Mas foram além de debates e trocas de saberes, os agricultores e agricultoras visitaram duas comunidades vizinhas, Caixão e São Miguel, onde foi possível conhecer uma criação de suínos e um viveiro de mudas. Era notável a alegria e a empolgação daqueles agricultores e agricultoras, via-se nascer uma nova esperança. Ao fundo era possível ouvir ’’vou fazer igual quando minha cisterna ficar pronta’’, não era só uma criação de suínos ou simplesmente um viveiro de mudas, para eles ali era talvez um esboço de um projeto, de um sonho que estava prestes a se realizar.
D.Lucivana Brás|Cansanção
Com focos semelhantes, mas com metodologias diferentes os instrutores fizeram dos três dias uma experiência estimulante como ressalta Seu Fernando Simões Neto. ”Está sendo cem por cento proveitoso, e o bom é que a gente não vem apenas para aprender,vem trocar experiências. Tá valendo muito a pena.Isso é um sonho.Não vejo a hora de por em prática o que estou aprendendo aqui’’.
Dona Lucivana Brás Piauí, não ver a hora da cisterna dela ficar pronta para sistematizar tudo o que aprendeu no GAPA. ’’Aprendemos muita coisa nova, coisas que a gente não tinha conhecimento. Está sendo maravilhoso. Tudo que estou aprendendo vou fazer quando receber  minha cisterna’’,finalizou.
Após os cursos GAPA as comunidades se preparam para dá início a mais uma etapa do projeto.De um lado,a comunidade Lagoa do Frade,em Cansanção,iniciará a Capacitação de Pedreiros no próximo dia 26 de Março,e em Retiro,em Queimadas as primeiras tecnologias neste municípios já poderão ser iniciadas.