04 agosto, 2013

APAEB Serrinha presente no lançamento da PESAN



Na última quinta (01), representantes da APAEB Serrinha participaram do lançamento da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PESAN). Realizado no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães em Salvador, o evento contou com apresentação do Coral Cantares, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e com uma mística sobre a agricultura familiar, apresentada por membros do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-BA).


Alimentos e objetos utilizados em apresentação sobre a Agricultura Familiar
Para a diretora da APAEB Serrinha, Gildete da Silva, o lançamento da PESAN demonstra o compromisso do Estado com o combate à fome e com a promoção da segurança alimentar e nutricional. Ela acredita que esse será um instrumento de fortalecimento das iniciativas da APAEB Serrinha.
Esq. p dir. Técnicos da APAEB, Valdir e Silvaney e a diretora Gildete
O Presidente do Consea-BA, Naidson Batista, destacou avanços na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional no estado, como a ampliação do acesso a água e aos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (Pnae), mas lembrou que ainda há muito o que fazer para mudar a realidade de fome na Bahia. Naidson salientou que questões como acesso à terra, assistência técnica, regulamentação sanitária dos empreendimentos da agricultura familiar e uma política mais criteriosa para uso de agrotóxicos são pontos fundamentais para a efetivação do direito a alimentação adequada e saudável, e merecem atenção especial do Governo.  

A Secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho, presenteou o governador com geleia produzida por uma cooperativa de agricultores familiares e defendeu o investimento público no beneficiamento dos produtos da Agricultura Familiar e no fortalecimento da cadeia produtiva da caprinocultura.  A Secretária explicou que dessa forma é possível agregar valor aos produtos e garantir a geração de renda.

Durante a cerimônia também foi oficializada a criação do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN).