14 janeiro, 2013

APAEB Serrinha realiza semana de reuniões com as Comissões Municipais de Recursos Hídricos

Com a tarefa de selecionar as famílias que serão atendidas pelo Projeto Mais Água e definir estratégias para a atuação nos municípios, técnicos do Projeto e membros das Comissões Municipais de Recursos Hídricos de Anguera, Feira de Santana, Ipecaetá, Ipirá, Serra Preta e Tanquinho se reúnem a partir da próxima quinta (17).

O projeto prevê a implantação de quintais produtivos, limpeza de aguadas, cisternas de produção, barragens subterrâneas e outros sistemas de captação de água da chuva, como forma de fortalecer a produção de alimentos e a segurança alimentar e nutricional das famílias contempladas.

Em atividade  de capacitação realizada no último dia 8 de janeiro, em Feira de Santana, representantes das comissões firmaram o compromisso de dar suporte aos técnicos do projeto e auxiliar na implementação das ações.



Dinâmica sobre importância da união para realização do trabalho

Para o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Serra Preta, Braquistone Silva de Santana, a chegada do projeto é motivo de comemoração, ele elogiou a atuação da APAEB e se colocou a disposição da equipe.

Alguns dos critérios para seleção das famílias são estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚNICO) e possuir água para consumo.


Ao todo serão construídas 625 estruturas hídricas familiares divididas em 304 cisternas de produção, 3 barragens subterrâneas, 262 barreiros trincheira, 2 tanques de pedra e limpeza de 54 aguadas. Já as estruturas comunitárias consistem em 23 barreiros trincheira e instalação de 3 bombas d’água, com capacidade para 1000 litros por hora. Também serão implantados 100 quintais produtivos, atendendo 885 famílias.

No centro, Silvaney coordena capacitação das Comissões de  Recursos Hídricos (08.01.2013)
De acordo com o Coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), executado pela APAEB, Silvaney Santiago, a implentação do Mais Água vai contribuir de forma significativa na garantia de água, produção e renda.