04 março, 2010

Entidades participam do II Módulo da Oficina de Sistematização

A necessidade de sistematizar as experiências dos sujeitos de direito atendidos pelas entidades tem se mostrado cada vez mais forte, por diversos motivos. divulgação, educação, informação são alguns desses. Pensando nessa necissdade entidades como APAEB Serrinha, ASCOOB Coperar, COFASP, APPJ e outras particiapram da II módulo da Oficina de Sistematização de Experiências das entidades que fazem parte da Rede Parceiros da Terra.

Durante o evento foi rememorado o debate da primeiro módulo, direcionado os trabalhos para a produção das primeiras sistematizações do grupo que estava reunido. Cada entidade começou a sistematizar uma experiencia. A APAEB de Serrinha apresentou o trabalho com os Bancos de Sementes coletivos e individuais realizados nas comunidades do Canto e Boa Vista II.

Sistematização no Planejamento- Para Gerson Flávio, facilitador da oficina, o desafio de sistematizar passa pelo planejamento das entidades.  " É preciso que as organizações priorizem o ato de sistematizar no seu dia-á-dia, dentro de seus planejamentos, se não será mais uma coisa deixada para depois".

Rosana Silva, da ASCOOB de Araci, aponta que a oficina está sendo um espaço de aprendizagem. "Para mim que sou nova na entidade é um desafio porque tenho que entender como ela funciona, eu  gostei muito da oficina, porque saio daqui aprendendo mais sobre o que é sistematizar", ressalata.

Os proximos módulos da oficina estão previstos para acontecer nos meses de maio e julho, quando será finalizada.